Com o objetivo de detectar e prevenir desastres naturais o Governo Catarinense lançou o Sistema de Prevenção e Mitigação de Desastres do Estado e anunciou a compra de um Radar Meteorológico. As medidas foram tomadas como forma de garantir a segurança da população, especialmente para aqueles que vivem em áreas com maior incidência de desastres. Através do equipamento, as tempestades poderão ser detectadas com três horas de antecedência e até mesmo a quantidade de chuva poderá ser medida.
Quem acompanhou de perto as novidades foi a Coordenadora da Defesa Civil de Camboriú, Carla Rosana Krug. "Faço questão de acompanhar estas conquistas da nossa área de atuação. O povo do Alto Vale sempre foi amigo da nossa cidade, e sabemos que esta boa relação entre as regiões fortalece o sistema de Defesa Civil, sem falar que o radar atenderá também o nosso município. Além disso, fizemos bons contatos com os novos gestores estaduais”, comenta.
O radar deve entrar em funcionamento até fevereiro de 2014 e será instalado em Lontras, ponto estratégico para monitorar eventos naturais como frentes frias, ventanias, chuvas e granizo. O equipamento vai atender 190 municípios em um raio de 200 quilômetros, o que corresponde a 77% do Estado. As regiões contempladas são: Planalto Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, parte do Litoral Sul, Serra, e parte do Meio-Oeste. O investimento, com recursos do Fundo Estadual de Defesa Civil, será de R$ 7 milhões.
Ainda estão previstos no projeto de prevenção a sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga, sete barragens de pequeno porte no Alto Vale, melhorias no canal do Rio Taió e estudos ambientais para projetos no canal em Timbó e Rio do Sul. No Rio Itajaí-Mirim serão construídas comportas, barragens de médio porte em Botuverá e obras de melhoramento fluvial. O projeto deve ser concluído em cinco anos e essa primeira etapa terá um investimento de R$ 600 milhões. As ações visam à diminuição da vulnerabilidade da região com relação às enchentes e escorregamentos, reduzindo os danos aos municípios e suas comunidades.
Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camboriú