“As Sete Palavras de Cristo na Cruz”. Essa é temática principal o oratório da Paixão de Cristo. A peça musical, inspirada na obra do maestro Santana, será apresentada na Sexta-feira Santa no Centro de Penha pelo quarto ano consecutivo, evento promovido pelo Departamento de Cultura e pela Secretaria de Educação da Prefeitura.
A informação é do prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), que nesta terça-feira, 5 de março, confirmou a nova edição da celebração para 29 deste mês, Sexta-feira Santa, a partir das 19h, na Avenida Nereu Ramos, entre o Paço Municipal e a Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, no Centro.
Segundo Evandro, os ensaios da parte de música e canto já tiveram início, e a edição deste ano novamente terá as presenças do Coral Laci Simão Correia, do Coral Municipal de Balneário Piçarras e do Movimento de Irmãos do Grupo Shalom de Penha. Marcos Henrique Wagner, auxiliar do Departamento de Cultura e que atua na organização do oratório, informa que a duração da celebração será de uma hora, com aproximadamente 100 figurantes.
A base do repertório será a obra do maestro catarinense José Acácio Santana. “Nossa versão local da ‘Paixão’ é totalmente adaptada, e a cada ano, trazemos um roteiro diferente”, diz Marcos. “Usamos entre os figurantes integrantes dos grupos de canto, num grande espetáculo”, observa. Em 2013, o servidor público Beto Leite, que em 2012 foi imperador da Festa do Divino, novamente atuará no papel de Jesus Cristo.
A cada etapa da Paixão, um comentário situará os expectadores na cena, e tudo musicado pela obra de José Acácio Santana. “Há quatro anos, essa emoção veio para o centro de Penha, com o coral Laci Simão Correia, que conta com o apoio do Projeto Musicar, da Secretaria de Educação, figurinos próprios e novas vestimentas a cada ano”, observa o secretário Misael Cordeiro, da Educação. Todos estão convidados para se emocionar nessa Sexta-feira Santa especial de Penha.
Essa inspiração vem da obra do maestro Santana, pioneiro no Brasil nas composições litúrgicas pós Concílio Vaticano 2º, e que possuía a invejável unidade musical e literária em suas composições. Só em Santa Catarina mais de 1000 grupos se beneficiam do seu trabalho. Especialista em Canto Coral Sacro José Acácio era graduado em regência e composição em Colônia, na Alemanha. Ele promoveu seis cursos superiores em música, teve 900 obras ensaiadas, 10 discos produzidos e estimulou a criação de mais de 200 corais e 3.000 concertos.
Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha