You are currently viewing Agricultura e Pesca participa de encontro sobre piscicultura

Agricultura e Pesca participa de encontro sobre piscicultura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Penha e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município participaram de um encontro sobre 'Piscicultura em Tanque', em Pirabeiraba. O foco do trabalho foi conhecer, mais afundo, a temática de produção e obter detalhes mais precisos para uma futura implementação em massa do trabalho em Penha.

"A estrutura da feira era divida por stands, onde em cada um era discutido sobre respectivos assuntos", explica o coordenador administrativo da Secretaria, Cedenir João Domeciano, que foi à Pirabeiraba acompanhado por Adelar Luiz Teodoro, representante do Sindicato. "O primeiro visitado foi o de alevinos, com maiores informações sobre o processo de crescimento da semente que dura em torno de trinta dias até alcançar o tamanho necessário", contou.

Cedenir explicou ainda, que para seguir o processo de crescimento da semente é necessário a injeção de hormônios com objetivo de indução para definição do sexo. "Pois o crescimento e melhor aproveitamento da espécie que é criada em cativeiro é mais bem aproveitado no sexo masculino", ressaltou. Falaram ainda sobre nutrição dos peixes e dicas de alimentação.

O encontro citou quais espécies produzidas obtém maior lucratividade. "A Tilápia é cultivada em águas mais quentes e foi observado, então, que a criação de Jundiás tem melhor aproveitamento quando praticada através da mono cultivo. O maior valor é da espécie Jundiá, pelo maior aproveitamento da carne, que chega a 50% em relação a Tilápia ,que chega a 32% de aproveitamento. Outro aspecto que favorece a criação do Jundiá é o valor de comercialização que chega a aproximados 30% a mais por quilo", garantiu Cedenir.

Por fim,os participantes do encontro ouviram uma palestra onde foram tratados assuntos sobre estratégia de comercialização e programas de lucros. De acordo com o secretário, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, o principal foco da participação no encontro é fomentar a produção no município. "Hoje possuíamos poucos produtores de peixe em tanque e pudemos observar que é um ramo bastante promissor. Partindo deste pensamento, devemos incentivar os produtores interessados na produção", finaliza.

Fonte: Assessoria de comunicação e relações públicas da Prefeitura de Penha