Entregas começaram ontem, 23, na Praia de São Miguel e continua hoje e amanhã, no Campo do Beira Mar e na sede da Secretaria de Pesca.
Começou na noite de ontem, 23, a entrega do "Kit Pescador" aos Pescadores Artesanais e Maricultores com cadastros atualizados no ano de 2013. O kit é composto por uma lata de tinta envenenada, camiseta e boné. A primeira localidade a receber o material foi a da Praia de São Miguel, sendo que o ato prossegue hoje e amanhã.
"Esse material está sendo entregue como forma de fomentar o trabalho artesanal. Sabemos das dificuldades diárias enfrentadas pela classe e a importância de mantermos nossa cultura viva", disse o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). Ele frisou ainda que os artesanais que não se cadastraram devem procurar a Secretaria de Agricultura e Pesca para regularizarem sua situação e terem direito ao kit.
"Se não beneficiarmos os artesanais, esse projeto perde o sentido", acrescentou. Cerca de 300 kits foram adquiridos para serem distribuídos. Hoje, às 19h, a entrega será na região da Praia do Trapiche, no Campo do Beira Mar. Já na sexta-feira, 25, os kits estarão disponíveis para os pescadores centrais na sede da Secretaria, que fica no Centro da cidade.
O secretário da pasta, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, reforçou que os pescadores e maricultores que não compareceram aos atos de entrega poderão retirar o kit diretamente na Secretaria. "O material ficará conosco e poderá ser retirado na Secretaria. Todos os kits estão etiquetados com o nome do pescador e da embarcação, para que a entrega seja organizada e eficaz. Ninguém ficará de fora", salientou.
Em 2011, já na condição de prefeito, Evandro iniciou o trabalho de entrega destes kits, que agora atinge seu quarto ano. "Em 2012, houve a entrega de tratores novos que atuam na “puxada” das embarcações e na limpeza das orlas. Isso mostra nossa preocupação em melhorar o trabalho artesanal", finalizou Evandro.
A entrega dos materiais é autorizada através da Lei Municipal 2485/2011, tem objetivo de incentivar o trabalho dos pescadores artesanais e maricultores. O ato integra a programação festiva dos 56 anos de emancipação de Penha.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha