O Dia Nacional do Profissional de Educação Física foi lembrado na rede municipal de ensino de Penha com uma homenagem oferecida pela Secretaria de Educação da Prefeitura aos 26 professores que atuam com esta disciplina no Município. Eles receberam das mãos do vice-prefeito Mario Guaracy de Souza (DEM) um troféu pelo trabalho desenvolvido junto aos estudantes penhenses, segundo informa o professor Misael Cordeiro, secretário de Educação local.
A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, na Rua José João Batista, no centro, e contou com professores da disciplina na rede municipal, da Fundação Municipal de Esportes (FME) e também professores aposentados e responsáveis pelo projeto “Penha Esporte Educação” (antigo Projeto Contraturno), que atende as crianças do Município no horário inverso ao da grade curricular.
O coordenador de Educação Física de Penha, Cley Anderson, juntamente com o presidente da FME, Luizinho Américo, marcaram presença. Cley, que organizou o evento, também apresentou aos professores um vídeo produzido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), enfatizando a importância do esporte e da atuação dos educadores esportivos.
Num rápido discurso, o vice-prefeito Guaracy frisou a relevância de se ensinar o esporte aos estudantes, e ressaltou que é importante valorizar profissionais da Educação Física tanto no bacharelado como na licenciatura, assegurando que estes educadores “não podem ser diferenciados”. Já Misael Cordeiro destacou que o profissional da Educação Física, não raro, é o professor mais popular e que interage com todas as demais disciplinas numa unidade de ensino. Luizinho agradeceu aos professores que atuam junto à FME.
O Dia Nacional do Profissional de Educação Física foi instituído pela Lei Federal 9.696, de 1998, e esta foi a primeira vez que a homenagem foi oferecida pela Secretaria de Educação de Penha. Ao final, uma confraternização foi oferecida pela equipe da Educação aos professores presentes.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha