A Prefeitura de Penha inicia a partir desta quinta-feira, dia 11 de setembro, a construção ou reforma dos principais abrigos de ônibus municipais. No total, serão 19 novos abrigos simples, dois novos abrigos duplos e duas reformas, segundo informa o prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), que confirma que a obra é uma ação conjunta entre as Secretarias de Planejamento, Obras e Administração, com recursos próprios.
O projeto inicia em Armação do Itapocorói, pela construção do abrigo da Avenida Itapocorói, em frente ao Foto Leandro, e a vencedora da licitação é a empresa Tublocos Artefatos de Cimento Ltda. De acordo com Evandro, o prazo de execução é de 90 dias, e dará maior segurança aos passageiros de ônibus do Município.
“Era uma cobrança da comunidade, que acontece no momento em que Penha passa por importantes ações de revitalizações e novas obras, como as novas orlas de Praia Alegre e Praia Grande, a nova Via Gastronômica de Armação do Itapocorói, a nova Avenida Nereu Ramos, e os abrigos serão instalados em vários destes locais”, observa o prefeito.
De acordo com o secretário de Planejamento, Alessandro Rubens da Silva, o prefeito Evandro está definindo os locais, mas já se sabe que os pontos mais precários ou alvos do vandalismo serão demolidos em vias como a Avenida Nereu Ramos.
Ainda segundo Alessandro, o modelo selecionado pelo prefeito segue o padrão já instalado em frente ao Cemitério Municipal, na Avenida Eugênio Krause, centro. São abrigos em tijolo à vista, com dois bancos, lixeiras de fibra e telhas portuguesas, os chamados “abrigos açorianos”. O espaço onde serão fixados terá calçada em paver.
Regiões como a da nova agência do Banco do Brasil (Avenida Antônio Joaquim Tavares) e locais onde o trânsito foi alterado e os abrigos velhos atualmente estão na contramão também foram mapeados, além da saída da Rua São Paulo, onde fica o complexo da Festa Nacional do Marisco (antiga Pescados Krause).
Será dada preferência às vias principais e abrigos precários nessa instalação. “Parte dos antigos abrigos também já foi demolida”, observa o secretário. O custo licitado é de R$ 138.963,60.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha