Competitividade será eixo de debates no Salão do Turismo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Competitividade será eixo de debates no Salão do Turismo

Dentro da estrutura do 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que será realizado de 18 a 22 de junho, no Anhembi, em São Paulo, o Núcleo de Conhecimento é um espaço para troca de informações. Aproximadamente 120 palestrantes nacionais e internacionais reconhecidos pela contribuição dada ao turismo estarão, nesse espaço, falando sobre suas experiências.
O Núcleo de Conhecimento terá 64 palestras distribuídas em sete auditórios, que juntos têm capacidade para mil pessoas. As inscrições podem ser feitas no site www.salao.turismo.gov.br, onde o interessado poderá consultar, também, a programação prevista para este módulo do Salão.

O ministro interino do Turismo, Luiz Barretto, participará, no dia 19, às 14h30, da abertura do Núcleo de Conhecimento e falará, no dia 22, a partir das 14h, na mesa ‘Preparando o Futuro – a Copa do Mundo de 2014 no Brasil’. No debate, Barretto vai abordar ‘O Significado do Evento para o Turismo Brasileiro’, aproveitando as informações obtidas em amplo debate promovido pelo Ministério do Turismo em abril, durante o Seminário Internacional: Perspectivas e Desafios para o Turismo – Copa do Mundo de 2014.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, também tem palestra na programação do Núcleo de Conhecimento. Entre as autoridades presentes nesse espaço, estão previstas as presenças do ministro do Esporte, Orlando Silva; da presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO); e do presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, deputado Albano Franco (PSDB-SE).

O Núcleo de Conhecimento permitirá que estudantes, empresários, gestores e público em geral conheçam casos de sucesso e as tendências do setor. Entre os palestrantes internacionais, destaca-se o doutor em Turismo, Carlos Costa, do departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, de Portugal. Com o tema ‘Governança e Cooperação Local no Turismo’, Costa falará, no dia 20, às 14h30, sobre os segmentos que predominam no mercado turístico desde 1960, com o intuito de analisar a evolução dos conceitos de gestão e de planejamento no setor turístico.

Outros nomes estrangeiros que estarão no Núcleo de Conhecimento são: Ray Whelan, CEO da Match Services, empresa que tem exclusividade no controle de hospedagem, venda de ingressos e logística de transportes, passeios e receptivos nas Copas do Mundo da Fifa; John Kester, chefe de Tendências de Mercado, Competitividade e Comércio da Organização Mundial do Turismo; Jörg Gieschen, ex-diretor de estratégia corporativa do TUI AG, maior grupo de turismo do mundo que atuou diretamente no caso de Dubai; e Philip Dodd, escritor, jornalista e apresentador da BBC, com atuação em promoção de imagem da China e da Inglaterra.
Entre os palestrantes nacionais, está a socióloga Tânia Zapata, do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH). Ela falará no dia 20, a partir das 14h30, sobre ‘Instâncias de Representação da Sociedade Civil e Gestão Pública’. Outra palestra de destaque será ‘Candidatura Rio 2016 e seus Impactos para o Turismo do Rio de Janeiro’, sob responsabilidade de Ricardo Leyser, representante do Ministério do Esporte; e de Carlos Osório, do Comitê Olímpico Brasileiro.

Os 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional estão entre os temas das palestras do Núcleo de Conhecimento. No dia 20, a partir da 16h, será lançado o Calendário de Apresentação dos Resultados do Estudo de Competitividade, encomendado pelo Ministério do Turismo . O Calendário é uma previsão de quando os municípios vão receber, individualmente, visita de técnicos para apresentação dos resultados do Estudo, que é um diagnóstico inédito sobre as necessidades dos 65 destinos.

Estrutura do Salão 2008
Além do Núcleo de Conhecimento, outros módulos estão previstos na estrutura do Salão do Turismo. O principal deles é a Feira de Roteiros Turísticos, espaço reservado para a apresentação dos roteiros turísticos brasileiros das 27 Unidades da Federação, estruturados pelo Programa de Regionalização. A Área de Comercialização, além de ofertar pacotes de viagens dos destinos e roteiros turísticos nacionais para o público final, terá espaço para venda de produtos e serviços relacionados às 65 entidades integrantes do Conselho Nacional do Turismo, com serviços como hotéis, locadora de automóveis, transportes e parques temáticos.
 Autor: Ascom Mtur                                                                            

Data: 16/06/08