Gilmar Knaesel cobra maior união do turismo catarinense

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na solenidade de abertura do 22º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), o Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel destacou a importância de reforçar a união entre o Governo do Estado, municípios e iniciativa privada para garantir uma profissionalização maior e eficiência nos serviços prestados e, dessa forma, contribuir no desenvolvimento da atividade turística."Não queremos ser o maior, queremos ser o melhor, mas isso só é possível através de uma parceria para fortalecer cada vez mais o nome de Santa Catarina no Brasil e exterior", afirmou.Empresários do setor hoteleiro, profissionais de turismo e imprensa especializada participaram da solenidade oficial de abertura do  que aconteceu ontem à noite (25), em Joinville, Santa Catarina. O evento, que tem como foco central a venda do produto hoteleiro tanto no mercado interno como no externo, segue até sexta-feira (27) com ampla programação de palestras, oficinas e debates, além da Feira de Produtos para Hotéis, a 20ª Exprotel, que ocorre em paralelo e conta com 53 expositores confirmados. A abertura reuniu mais de 300 pessoas.A cerimônia que deu início ao evento, no Teatro Juarez Machado (Centreventos Cau Hansen), teve presença de autoridades estaduais, entre elas o presidente da Santur, Valdir Walendowsky; o presidente da ABIH – SC, Wilson Luiz de Macedo, e o presidente da Promotur (Joinville), Vilmar Pedro de Souza.De acordo com último levantamento feito pela ABIH, Santa Catarina possui 2.750 meios de hospedagem, entre hotéis, resorts, pousadas, hotéis-fazenda, albergues e hospedarias, totalizando 110 mil unidades habitacionais e 275 mil leitos. Desses, quase 95% são hotéis e pousadas de pequeno e médio porte com até 80 unidades habitacionais (40% são pequenos estabelecimentos com administração familiar com até 30 Uhs).Entretanto, Knaesel explicou durante a abertura do 22º Encatho que a profissionalização das empresas do tipo familiar e a presença de hotéis de rede vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Segundo ele, Santa Catarina é referência no Brasil e exterior quando o assunto é turismo. "Esses trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Estado em parceria com os municípios, entidades e trade foram e são fundamentais para a atração e qualificação turística e a conseqüente vinda de investidores interessados no potencial do estado", afirma.Já o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, explicou que com a mudança do perfil do turista nos últimos anos, o consumidor está bem mais exigente. "Os meios de hospedagem precisam estar preparados e devidamente estruturados com equipamentos, profissionais treinados, espaços e ferramentas tecnológicas para atender as exigências desse público, que busca por facilidades, conforto e qualidade nos serviços prestados", afirmou.

Na sua opinião, esta é uma das razões, segundo Valdir, que justificam a importância de eventos como o Encatho para Santa Catarina: promover o intercâmbio de informações entre profissionais do setor e apresentar as novidades do mercado.

 

Fonte: Larissa Andrade. http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrLink=3,35,0,32831&IndSeguro=0