Brasil tem a 14ª maior economia de turismo do mundo, diz WTTC
Esteve no Brasil o presidente do WTTC (Conselho Mundial de Viagem e Turismo), Jean-Claude Baungartem, para participar de um debate promovido pelo grupo RBS de Comunicação. Na ocasião, ele afirmou que, com crescimento vertiginoso e acima da média do setor, o Brasil é, atualmente, o 14º país no ranking mundial da economia de turismo, que conta com 176 nações.
Trata-se de um avanço, já que, no ano passado, o País ocupava a 18ª posição. "Estes números, muito positivos para o turismo brasileiro, refletem o bom momento que a economia do País vive globalmente", avaliou o presidente da Embratur, Jeanine Pires.
O papel do turismo na economia
Segundo o estudo, a contribuição do turismo para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil deverá aumentar de 6,2% em 2008 para 6,3% em 2018.
Já o número de postos de trabalho ligados ao setor deverá aumentar de 5,5 milhões de empregos em 2008 (5,9% do total) para 7,63 milhões de vagas (6,6% do total) até 2018. A Conta Satélite do Turismo mostra que um em cada 16,9 empregos é ligado ao setor, enquanto em 2018 essa proporção será de um a cada 15,2 empregos.
Estima-se também que a contribuição do turismo para a atividade econômica e de emprego no mundo continue aumentando ao longo dos próximos dez anos, em uma média de 4% por ano durante os próximos dez anos.
Opinião
"Sou otimista. Acho que o Brasil tem todas as condições de crescer rapidamente no setor de turismo, pois oferece boa infra-estrutura, diversidade natural e cultural e uma excelente gastronomia. Mas é preciso que tanto o setor público quanto o privado invistam continuamente em promoção e qualificação dos serviços", afirmou o presidente do WTTC.
Autor: InfoMoney
Data: 05/08/08