Brasil precisa de psicogeriatras

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Brasil precisa de psicogeriatras

A diminuição da taxa de fecundidade brasileira e o aumento da expectativa de vida no Brasil explicam o aumento da população idosa no País. Segundo o relatório de Estatística Sanitária Mundial, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, as mulheres brasileiras já apresentam expectativa de vida de 75 anos, e os homens, de 68.

Em função desse fenômeno, a psiquiatria geriátrica, especialidade da medicina que trabalha com saúde mental em pessoas da terceira idade, tem apresentado uma importância cada vez maior. De acordo com o psicogeriatra Sergio Luís Blay, o processo de envelhecimento não provoca nenhum problema mental. Nos casos de demência, entretanto, o aumento da idade pode ter influência. “O quadro de demência é o único em que quanto maior é a idade, maior são as chances de se ter problemas relacionados à saúde mental”, revela o médico.

A doença de Alzheimer é uma demência que atinge cerca de 1% da população na faixa dos 65 anos de idade. Diagnosticado pela primeira vez por Alois Alzheimer em 1906, o mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que destrói as células do cérebro de forma lenta e progressiva, afetando o funcionamento mental ao prejudicar atividades como o pensamento, a fala e a memória. “Dificuldades para lembrar coisas recentes, conversas e até capítulos de novelas assistidos são sintomas do Alzheimer”, informa o psicogeriatra. Ele lembra ainda que, com o passar do tempo, a tendência é que a perda de memória se agrave.

E é nesse ponto que a participação de família e amigos ganha importância. As pessoas mais próximas podem ajudar no diagnóstico desses esquecimentos e encaminhar casos desse tipo ao especialista. “A família tem um papel importante ao reconhecer e identificar os sintomas com a possibilidade de ser um problema psiquiátrico, propiciando uma intervenção especializada mais rapidamente”, diz Blay.

Por outro lado, mais importante do que remediar é a prevenção de algum mal ou doença psiquiátrica. Ainda abordando o mal de Alzheimer, Sergio Luis Blay informa que certos cuidados com a saúde, tomados ao longo da vida, podem ser fundamentais na prevenção. “Cuidar da pressão arterial, do colesterol, da circulação, dentre outras posturas e costumes saudáveis, são medidas importantes para evitar a doença”, conclui.

Fonte: Agência Saúde Mental