Cirurgia de obesidade
A cirurgia de obesidade, ou cirurgia bariátrica, é uma alternativa àquelas pessoas que já tentaram emagrecer de diversas formas, não obtendo êxito. Devido à obesidade, muitas vezes, "o paciente entra em um círculo vicioso, no qual, em virtude do excesso de peso, acaba não tendo ânimo para se submeter a uma dieta ou praticar exercícios físicos", destaca Dr. Ricardo Reis do Nascimento que, junto aos médicos Jaime Gelosa e Darlan Kestering, integra a equipe de cirurgiões do aparelho digestivo da Próvida.
O IMC – Índice de massa corpórea e o indicador mais utilizado para avaliar a obesidade consiste, em dividir o peso pela altura ao quadrado. Se o resultado for maior que 35 o paciente deve procurar um medico para avaliação quanto a cirurgia. A partir disso, uma equipe multiprofissional avalia o quadro do paciente. "É importante lembrar que o paciente deve passar por tratamento clínico prévio, tentando emagrecer por meio de dieta, orientada por médico especialista, e exercícios físicos. Contudo, existem os casos de intratabilidade clínica, nos quais o paciente não obteve sucesso ao tentar emagrecer", destaca.
A cirurgia bariátrica somente é realizada em pessoas com obesidade documentada. Por isso, antes da intervenção, o paciente passa pela avaliação da equipe multiprofissional, consultando um nutricionista, um fisioterapeuta e um psicólogo. Sendo a avaliação positiva, encaminha-se o paciente à cirurgia.
Sobre a cirurgia metabólica
De acordo com Dr. Jaime Gelosa , a cirurgia metabólica, especificamente destinada à remissão do diabetes, vem sendo realizada nos grandes centros em caráter experimental. Com algumas alterações na técnica utilizada na cirurgia para obesidade, obteve-se sucesso com relação ao diabetes, devido ao desvio feito no intestino dos pacientes. "A cirurgia metabólica deve ser indicada aos pacientes que tenham excesso de peso e diabetes mellitus (diabetes tipo 2) associados", esclarece. O cirurgião, que tem acompanhado, em Porto Alegre, os estudos de uma equipe médica sobre a cirurgia metabólica, ressalta que "a cirurgia representa um passo importante para a Medicina. Uma doença que até então era incurável tem agora, na cirurgia metabólica, uma alternativa", conclui Dr. Jaime.
A equipe de cirurgia gástrica destaca que, assim que forem concluídos os estudos sobre a cirurgia metabólica, a Clínica Próvida a disponibilizará.
Saiba mais
O procedimento
Na cirurgia bariátrica, explica o médico, por meio da técnica mista reduz-se o tamanho do estômago e desvia-se o intestino. A cirurgia é feita através de videolaparoscopia, procedimento no qual se fazem apenas pequenas incisões para a introdução da câmera e pinças no abdome do paciente. "O método, por ser menos invasivo, diminui em muito as dores do período pós-operatório", frisa Dr. Ricardo.
Benefícios
"Vale destacar que, além de o índice de emagrecimento ser significativo após a cirurgia, a manutenção do peso corporal também constitui um dos benefícios trazidos pelo procedimento. É o único método comprovadamente eficaz a longo prazo para a maioria dos pacientes com obesidade clinicamente grave", destaca o cirurgião.
Controle do diabetes
Estudos constataram que o emagrecimento propiciado pela cirurgia bariátrica levou ao controle de doenças metabólicas, como o diabetes. Mas é importante destacar que a operação para redução do peso é uma e a cirurgia que tem como meta controlar o diabetes é outra. "Esta ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento", ressalta Dr. Ricardo.
Fonte: Infomativo PróVida