You are currently viewing Circuito Costa Verde & Mar agrega praia e interior em um dos trajetos mais belos do Brasil
Foto: Carlos Beppler

Circuito Costa Verde & Mar agrega praia e interior em um dos trajetos mais belos do Brasil

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O litoral catarinense se destaca por ser um dos mais belos do Brasil. Ter o privilégio de conhecer uma parte dele pedalando é uma oportunidade única. O Circuito Costa Verde & Mar passa por cidades do litoral e interior, com praias lindas, matas preservadas e rios com belas cachoeiras. De colonização principalmente açoriana, o litoral catarinense guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos festejos e na culinária, além das tradicionais colônias italiana e alemã.

O circuito foi criado pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR), com participação de uma entidade da sociedade civil, a ACBC (Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú), que desde então faz sua administração técnica.

Dos onze municípios percorridos, oito deles se situam no litoral –  três no interior – Camboriú, Ilhota e Luís Alves.Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas – e mais

São 270 km de trajeto, sendo que o viajante vai trafegar majoritariamente por estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as rodovias. O percurso abrange pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza.

Trechos

O Circuito Costa Verde & Mar é dividido em seis trechos:

1 – Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras;

2 – Balneário Piçarras e Luis Alves;

3 – Luís Alves e Ilhota;

4 – Ilhota e Camboriú;

5 – Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas;

6 – Bombinhas e Balneário Camboriú.

Sinalização e recomendações

A sinalização é demarcada nos postes de energia elétrica, em distância máxima de 1300 metros. Alternativamente, o circuito possui placas como essa da imagem à esquerda.

O circuito foi planejado para ser percorrido em seis dias, para que os viajantes tenham tempo de curtir as inúmeras atividades que cada cidade oferece. É possível praticar caminhadas, mergulho, caiaque, surf, windsurf, voos de ultraleve, entre outros.

O ciclista não precisa ter perfil de atleta para realizar a cicloviagem, mas deve estar em boa forma física e habituado a pedalar por algumas horas. A organização do circuito não recomenda fazer a viagem entre o fim de ano e o carnaval, devido ao calor intenso e alto fluxo de veículos.

Informações e materiais

Quem quiser realizar a cicloviagem de forma “oficial” deve fazer inscrição no site do circuito. A credencial, guia e materiais de apoio poderão então ser retirados no Parque Unipraias, na Barra Sul. Após a viagem, para receber certificado de conclusão, basta enviar a comprovação dos trechos percorridos com os devidos carimbos preenchidos para o e-mail citmar@amfri.org.br.

No site é possível fazer download com os mapas detalhados para GPS ou Google Earth, além do Guia do Cicloturista com todas as informações que o viajante vai precisar para completar o circuito. Também é possível verificar indicação de hospedagens, restaurantes, bicicletarias, entre outros parceiros do projeto.

No site do circuito também há links para roteiros locais nas cidades de Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú. Para quem gosta tanto de viajar como de pedalar com um visual exuberante, é unir o útil ao agradável.

Portal Vá de Bike – Foto: Carlos Beppler