You are currently viewing PlanMob: Dados Preliminares de Pesquisa Origem e Destino de Itajaí são divulgados

PlanMob: Dados Preliminares de Pesquisa Origem e Destino de Itajaí são divulgados

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Representantes da AMFRI e da empresa LePadron, responsável pela elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana da região (PlanMob), divulgaram os dados preliminares da Pesquisa Origem e Destino de Itajaí. O número de mais de 60% dos domicílios possuírem bicicleta foi considerado o destaque dos resultados. “Isso nos mostra que a cidade tem um grande potencial e pode aprimorar o modo de deslocamento via bicicleta”, enfatiza o representante da LePadron, Charles Henrique Voos.

Em reunião na sede da AMFRI a comissão (composta por arquitetos, engenheiros e técnicos) dos municípios soube dos resultados em primeira mão. Além disso, um balanço das Pesquisas Origem e Destino realizadas nas cidades de Ilhota e Luís Alves nos últimos dias foi apresentado. Um total de 767 moradores de Ilhota e 556 de Luís Alves responderam a pesquisa aplicada até a última terça-feira (3/2).

Resultados Preliminares de Itajaí: Ao todo, 1.117 domicílios de vinte e duas localidades de Itajaí receberam os pesquisadores no mês de dezembro. Outros dados constataram que mais de 60% dos domicílios possuem carro e cerca de 30% possuem moto. Itajaí também teve um baixo índice de deslocamentos por modos coletivos – ônibus, vans, moto-táxis, e balsas -, apenas 8%.

O índice de mais de 60% das moradias itajaienses terem ao menos uma bicicleta chamou a atenção de todos principalmente pela cidade ser plana e a população ter o hábito de utilizar o meio. “Itajaí está dentro da média dos municípios de mesmo porte quanto aos deslocamentos feitos por bicicleta”, acrescenta o representante da LePadron.

Charles ainda ressalta que por enquanto apenas alguns dados foram expostos, pois todas as informações ainda estão sendo revisados, e que em breve estes e outros índices serão divulgados por meio do relatório final das Pesquisas Domiciliares. A pesquisa trata-se de um item que compõem o PlanMob, ainda serão promovidas consultas públicas e realizadas leituras técnicas para gerar um diagnóstico do tema.