You are currently viewing Pensando no Futuro: Prefeitos da região buscarão implantar Projeto INOVAMFRI

Pensando no Futuro: Prefeitos da região buscarão implantar Projeto INOVAMFRI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na manhã desta sexta-feira (10), o ex-secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Paulo Bornhausen propôs aos prefeitos dos municípios da região o Projeto INOVAMFRI. Além de planejar e preparar a região para o futuro, o projeto tem como objetivos gerar emprego, renda e oportunidades na nova economia, propor soluções inovadoras para a mobilidade urbana regional, e promover a gestão pública de qualidade com novos serviços para a população.

A proposta foi realizada na sede da AMFRI, com a presença de prefeitos e vice-prefeitos dos dez municípios que compõem a associação. Segundo PauloBornhausen, a região da AMFRI é uma das que mais cresce em SC, tendo seu Produto Interno Bruto – PIB em R$ 26,8 bilhões (IBGE 2012), e 508 mil habitantes (IBGE 2014). “Os municípios que evoluirão, tendo mais recursos serão aqueles que estiverem preparados em termos de desenvolvimento econômico, mobilidade urbana e gestão de serviços públicos, este projeto atenderá estes três principais pilares”.

Para alcançar esse futuro promissor, na questão de desenvolvimento econômico, pretende-se criar um distrito de inovação, promover a sinergia entre municípios e valorização dos pontos fortes e exclusivos da região. Desenvolver um modelo inovador de sistema de transporte coletivo para deslocamento interurbano. No âmbito da Gestão e Serviços Públicos a busca será por capacitar profissionais para realizar uma gestão pública de qualidade, além de criar serviços públicos inovadores.

PauloBornhausen citou exemplos como o Distrito Econômico de Inovação em Jaipur-Índia, a Mobilidade Urbana na região metropolitana de Portland-EUA, e em Inovação no Serviço Público, a assistência de saúde do município de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Ainda foram apresentados objetivos a curto e longo prazo, como: ganho de competitividade para a economia da região; geração de novos empregos; e serviços públicos mais modernos e eficientes.  Para implantar o INOVAMFRI será preciso buscar parcerias internacionais e nacionais, além de arrecadar o investimento total de R$ 10 milhões.

Em nome da AMFRI, o presidente da associação e prefeito de Itapema, Rodrigo Costa (Bolinha), elogiou a organização do projeto e convidou o ex-secretário para coordenar o mesmo. “Para nós prefeitos Paulinho é a pessoa ideal para conduzir a implantação deste projeto, pois ele possui intelectualmente e operacionalmente totais condições de bem executá-lo”. PauloBornhausen agradeceu a confiança e assumiu voluntariamente a coordenação do projeto. Como primeiro passo, na próxima semana será enviado um ofício solicitando a celebração de um convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina para execução do projeto INOVAMFRI.