Um total de 35 alunos marcou presença na formatura promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Penha (Semde), e também pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na quinta-feira, dia 23 de abril. A solenidade ocorreu no Grupo Escolar Municipal Raquel Figueiredo de Assis, localidade do Morro do Ouro, em Armação do Itapocorói, às 20h30, com a presença do prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) e do secretário titular da Semde, Abrão Laurentino Neves.
De acordo com o diretor de Qualificação Profissional de Penha, Ademir Soares, receberam os certificados três turmas de formandos dos cursos de eletricista, instalador predial de baixa tensão e instalador de refrigeração e climatização doméstica, aulas iniciadas no ano passado, no próprio Grupo Escolar Raquel de Assis. “Foram 35 presentes de um total de 50 alunos concluintes destes três cursos”, enumera Ademir.
Ao entregar os certificados, o presidente da Câmara, Felipe Schmidt, destacou a importância da qualificação profissional. “Pesquisas indicam que o ganho na renda, o aumento da remuneração, acontece sempre em seguida ao aumento da qualificação do trabalhador”, frisou Schmidt. O presidente do Legislativo ainda parabenizou os esforços do prefeito Evandro em projetos da Semde, implantada no primeiro mandato do atual prefeito, em conjunto com o saudoso Felipe Schmidt, pai do vereador.
Já o prefeito Evandro falou da intenção de superar o número de 1.000 trabalhadores capacitados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Renda (Pronatec) em sua gestão. Essa parceria com o Governo Federal é mantida e liderada pela Semde, Prefeitura e Senai. Ademir e o secretário Abrão destacam que, a pedido do prefeito Evandro, estão pactuando novos cursos para este ano em Penha, possivelmente em novas parcerias com o Sebrae, Senai e Pronatec.
Estes novos três cursos em Penha beneficiaram trabalhadores como Izaías Adilson da Silva, 25 anos de idade, que cursou as aulas de refrigeração. Atualmente desempregado, Izaías agora irá disputar vaga no mercado de trabalho. “Gostei bastante de lidar com os refrigeradores, e acho que perdi o medo”, frisa ele.
Já Décio dos Santos, 63 anos, um dos alunos mais idosos, também cursou refrigeração e aprovou o desempenho dos professores-técnicos do Senai. Segundo ele, o aprendizado foi para ampliar o conhecimento, já que ele não disputará vagas no mercado de trabalho, e auxiliará a esposa ou familiares em casa, consertando refrigeradores que eventualmente apresentarem problemas. Para cada aluno, o Pronatec pagou R$ 2 a hora estudada, como forma de custeio destes trabalhadores.
Novas opções
Ademir Soares confirma que uma nova etapa de qualificação está começando: estão confirmados 11 cursos ‘on line’ do Senai para Penha, voltados a jovens acima de 14 anos de idade. Interessados já podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento na Rua Nilo Anastácio Vieira, nº 27, centro de Penha. O fone é o 3345.4878 e o horário de atendimento é comercial.