Na manhã desta sexta-feira (8), a empresa Intelio apresentou aos prefeitos dos municípios da AMFRI a Plataforma online de Comunicação Interna, Atendimento e Gestão de Documentos para Órgãos Públicos “1Doc Governo”. O representante da empresa, Jéferson de Castilhos, apresentou o sistema que já está em execução nos municípios de São José, Palhoça, Biguaçu e Itapema.
A plataforma conta com diversos produtos como: memorandos, ofícios, ouvidoria, protocolo, pareceres, intimações, chamados técnicos (Help Desk), ocorrências, e atas de reunião. Os objetivos são conectar todas as pessoas envolvidas, otimizar os processos existentes e aumentamos a eficiência. A utilização desta tecnologia gera uma economia principalmente na questão de impressões, pois tudo é registrado e tramitado eletronicamente.
Jéferson de Castilhos conta que mais de 1.500 usuários em Prefeituras já utilizam o sistema e explica como ele funciona. “Trata-se de um sistema online, que não requer instalação, funciona bem parecido com e-mail, tendo somente 3 ações – Enviar, Responder e Encaminha”. Jéferson ainda lista outros benefícios como a transparência e segurança. “E 1 Documento é possível ver quem enviou, leu, respondeu, data e horário e quem resolveu, além do acesso que é realizado por senha pessoal e intransferível”.
Itapema é o primeiro município da região a implantar o sistema, e segundo o prefeito Rodrigo Costa (Bolinha), que também é o atual presidente da AMFRI, é evidente através dos dados a aprovação do sistema. Para ter uma noção, Itapema obteve 10.933 atendimentos e 336.522 protocolos nos últimos dois meses. “Para nós é um ótimo sistema, pois além de facilitar a comunicação interna entre os setores da prefeitura, propicia a população um retorno mais rápido de suas solicitações”, enfatiza o prefeito de Itapema.
Os prefeitos elogiaram a plataforma e alguns manifestaram interesse em implantá-la, assim irão contatar individualmente a empresa para que a mesma apresente ao corpo técnico das prefeituras o “1Doc Governo”. Nesta reunião, os prefeitos da AMFRI também receberam o Guia dos Municípios Catarinenses 2015/2016, disponibilizado pela FECAM (Federação Catarinense de Municípios).