A Prefeitura de Itapema, por meio do departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, capacitou na tarde desta segunda-feira (18/05) cerca de 50 proprietários e responsáveis por estabelecimentos comerciais que trabalham com carnes ou derivados a respeito dos novos decretos estabelecidos pelo governo do Estado no setor.
O Fiscal da Vigilância Sanitária, Alcionei Tridapalli, coordenou a palestra juntamente com outros técnicos. Alcionei buscou deixar todos os profissionais por dentro das novas regras vigentes do setor. “Hoje fizemos a explanação dos decretos aos açougueiros e responsáveis de estabelecimentos que lidam com este tipo de alimento. Além de deixá-los informados das novas normas, buscamos principalmente que estes alimentos sejam fornecidos e manuseados de forma correta por esses profissionais, para que assim o consumidor compre algo de boa procedência e qualidade”, disse o Fiscal da Vigilância Sanitária.
Os principais pontos do documento tratam de novas classificações para os açougues, chamados de tipo A e tipo B, além de novas regras para o preparo de carnes temperadas ou não, seu corte, embalo e outras especificações.
Além da palestra, os açougueiros e responsáveis por estabelecimentos comerciais que trabalham com carnes ou derivados ainda irão receber um curso de carga horária de 8h que a própria Vigilância Sanitária irá disponibilizar. “Temos habilitação para capacitar o curso e dentro de poucos dias iremos por em prática. Vamos tratar de três assuntos principais: as doenças transmitidas através de alimentos, a higienização correta e a rastreabilidade desses alimentos, deixando eles ainda mais qualificados para o manuseio deste tipo de alimento que tanto consumimos”, disse o Diretor de Vigilância em Saúde, Celso Luiz Sens.