Branco, amarelo e vermelho são as cores das frutas usadas para a atividade de encerramento do projeto “As cores do mundo”, desenvolvido pela professora, Marilu Batistoti com os alunos do Pré da Escola Municipal Fidélis Antonio Garcia, no bairro Sertão de Santa Luzia, em Porto Belo.
Há dois meses trabalhando no projeto, os 16 alunos da turma, entre quatro e cinco anos de idade, aprenderam as cores desenvolvendo diversas atividades, que foram se dividindo nas etapas “Cores da Natureza”, “Cores do Fundo do Mar”, “Cores do Céu”, “Cores baseadas em Histórias”, “Experiência com Cores” e “Cores das Frutas”.
Para a deliciosa atividade de encerramento do projeto, as crianças aprenderam com frutas, como abacaxi, manga, morango, uva, banana e maçã. Primeiro, a professora apresentou cada fruta e suas cores, tanto com as cascas como descascadas. Logo depois, os alunos montavam espetinhos com as frutas e as cores que mais gostavam. Uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto, intitulada Exposição Cores do Mundo, marcou o encerramento. Todos os alunos da escola puderam apreciar os trabalhos e ainda compartilhar as experiências que as crianças do pré escolar vivenciaram.
A professora Marilu conta que cada tema do projeto foi trabalhado durante uma semana. “As crianças demonstraram grande interesse com a experiência com as cores. Usei giz, tinta, papel crepom com água e até sagu”, explica. O objetivo do projeto, que era aprender as cores, foi alcançado com sucesso. “Essa turma sempre gostou dos trabalhos com tinta, então, as ‘Cores do Mundo’ ajudou a sair do básico de pintar. Desenvolvemos atividades diferentes, onde as crianças usaram a criatividade, ao mesmo tempo em que aprenderam as cores”, ressalta.
Maria Clara de Oliveira, de quatro anos, disse que sua fruta preferida é a manga. “ Gosto de manga e das cores que ela tem”. Já Damaris, também de quatro anos, montou seu espetinho com uma variedade maior de frutas, demonstrando gostar muito desse tipo de alimento. “Vou pegar uva que é roxa, banana que é branca e manga que é de cor laranja”, explicou. Os livros “Elemer, o elefante xadrez” e alguns personagens do cartunista Ziraldo, também foram ferramentas usadas para contribuir na aprendizagem desse mundo colorido.