Itajaí realiza Semana Municipal da Mobilização Social pela Educação

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Blitzes educativas e abraços coletivos em volta da Unidade Escolar foram apenas algumas das diversas ações que aconteceram na última segunda-feira (14), que foi o primeiro dia da Semana Municipal da Mobilização Social pela Educação. A iniciativa “Acompanhe a vida escolar dos seus filhos” acontece em toda a Rede Municipal de Ensino e envolve pais, alunos, professores e comunidade. A Semana é promovida pelo Comitê de Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí (CIFESO), com a Secretaria Municipal de Educação, através do Programa de Gestão Compartilhada da Diretoria de Educação Integral e Ações Educativas.

Confira algumas ações deste primeiro dia:

O CEI Drª Zilda Arns Neumann em um ato de amor pela Educação, juntou todos os alunos e funcionários para dar um abraço coletivo no CEI. Já no CEI Nilton de Andrade foi realizada uma palestra com o advogado Marcelo Luciano Alves, que apresentou e explicou aos pais a cartilha da “Mobilização Social pela Educação”. Os pais tiveram a oportunidade de participar ativamente com perguntas e exemplos.

Nesta terça-feira (15), das 14h às 16h o Centro Educacional Pedro Rizzi fará a mobilização social com a comunidade escolar do bairro Cidade Nova. Na quinta-feira (17), a Escola Básica João Paulo II, fala da importância da participação da família na escola, a partir das 19h.

A Mobilização Social pela Educação é o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho de mobilização das famílias e comunidades pela melhoria da qualidade da educação e pela garantia do direito de aprender a todos os brasileiros. Em Itajaí, foi criado o Programa Educação em Família para propagar e efetivar o Movimento Social pela Educação, através da criação do CIFESO. O Comitê teve a missão de elaborar o plano local além de executá-lo.

“Cada Unidade de Ensino estará realizando juntamente com seu Mobilizador Social pela Educação, uma ação planejada para mobilizar a comunidade escolar e local sobre o Movimento Social pela Educação de Itajaí”, ressalta a presidente do CIFESO, e supervisora de Gestão Compartilhada da Secretaria de Educação, professora Nádia Regina Machado. “É importante que os pais acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Porque boa educação se realiza com bons exemplos. Queremos que a conversa vire rotina. Pais e escola precisam conversar e juntos tomarem decisões para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos-alunos”, completa.

O Movimento Social pela Educação tem o objetivo de prevenir e romper o ciclo da violência contra crianças e adolescentes no Brasil. O programa incentiva a discussão e o debate junto aos sistemas de ensino para que definam um fluxo de notificação e encaminhamento. O objetivo geral desta ação é mobilizar as diferentes representações da sociedade e fortalecer a interação entre família, escola e sociedade organizada de cidadãos responsáveis pela construção de Itajaí.