No sábado e domingo (10 e 11/10) há previsão de vento sudeste mais intenso, com rajadas de 60 a 70 km/h e mar mais agitado com ondas de 2,5 a 3,0 m e RISCO DE RESSACA no litoral de Santa Catarina, desfavorável a navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca. Essa condição está associada à formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral de SC e RS, entre domingo e segunda-feira.
Riscos de alagamentos:
Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, pois os picos mais altos de maré dificultam o escoamento da água da chuva para o oceano. Recomenda-se atenção também para os locais que comumente são afetados por esses fenômenos como a Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, entre outros.
Os horários mais críticos dos alagamentos coincidem com os picos previstos para a maré astronômica (Tabela 1) e valores de maré real maregrama:
Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).
Fonte: Epagri/Ciram