Na tarde desta terça-feira (24), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou a colaboração dos municípios no atendimento a população quanto a comprovação das vacinas dadas aos viajantes, sendo algumas obrigatórios em certos países. Até agora quem faz esse processo é o município de Itajaí para todas as cidades da região, agora cada secretaria de saúde fará em seu município.
As vacinas para quem vai viajar ao exterior são administradas pelos municípios, o que muda é que as unidades de saúde designadas passarão no próximo ano a emitir também o Certificado Internacional de Vacinação (CIV), também conhecido como carteira internacional de vacinação. Segundo o Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e Chefe – Posto Portuário e Aeroportuário do Vale do Itajaí/ANVISA, Marcos Fernando Galves da Silva, a emissão do certificado feita pelos municípios facilitará o processo para todos, principalmente para ao cidadão que ao ir apenas uma vez ao posto de saúde de município, receberá a vacina e o certificado.
O Certificado Internacional de Vacinação trata-se de um documento previsto no Regulamento Sanitário Internacional (RSI) da Organização Mundial da Saúde (OMS) e aceito internacionalmente para este fim. Este documento, na realidade, nada mais é do que a transcrição da vacinação que já consta na carteira de vacinação emitida pela unidade de saúde sempre que a pessoa recebe a vacina, em formulário específico cujo modelo é definido no RSI.
Foi deliberado na AMFRI, que os municípios interessados em participar da ampliação da rede de atendimento deveram ao menos ter realizado o cadastro no sistema da Instituição, do Gestor de Segurança e dos usuários até o final do mês de janeiro de 2016. “Os municípios têm este prazo estabelecido, mas o que desejarem podem desde já fazer o cadastro e iniciar o atendimento”, enfatiza Marcos Fernando, que ainda coloca à ANVISA a disposição para auxiliar tanto no cadastro inicial, quanto no início do atendimento em si.