Já estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, marcado para os dias 09 e 10 de junho em Florianópolis. As inscrições para o evento são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br/. Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é apresentar aos gestores do Estado soluções e modelos que possam contribuir com a implantação de projetos na área.
“Serão dois dias importantes para a troca de experiências e fomento ao desenvolvimento das localidades por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação, fator imprescindível nos dias atuais para o aprimoramento dos serviços públicos e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, frisa o diretor da RCD, destacando que “o momento pré-eleitoral é importante para que o tema passe a integrar a pauta das novas gestões em 2017, apresentando-se como alternativa às administrações para otimização dos recursos públicos e eficiência dos serviços públicos”.
Ele explica que a ideia é reunir prefeitos, secretários municipais, gestores, vereadores, empresários, especialistas e demais interessados no uso da tecnologia nos municípios. Em 2015, seis encontros regionais foram realizados em Santa Catarina, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, como forma de levar informação, principalmente, aos pequenos municípios sobre os impactos positivos do uso das TIC por meio da implantação de projetos de cidade digital e inteligente.
Ao todo, os fóruns de cidades digitais reuniram gestores de cerca de 150 diferentes localidades. “Os fóruns foram importantes para descentralizar os conhecimentos dos grandes centros e levar soluções aos pequenos e médios municípios sobre os benefícios de se investir em tecnologia, além de pudemos perceber o cenário das cidades digitais em Santa Catarina”. Tais eventos foram sediados em Itajaí, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Laguna e São José.
A iniciativa é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, e apoiada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (FIESC-SENAI), através do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC.
O Congresso, primeiro do gênero realizado pela RCD no Estado, também conta com o apoio das Associações de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), da Região de Laguna (AMUREL) e Foz do Rio Itajaí (AMFRI).
Prefeito Inovador 2016 – Durante o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, prefeitos de Santa Catarina vão receber o título de “PREFEITO INOVADOR 2016”, reconhecimento para aqueles que se destacaram na construção de processos de Cidade Digital, pelo estímulo à inclusão digital e à implantação de política pública municipal visando o desenvolvimento econômico e social por meio das TIC.
Para tal certificação, a RCD realiza uma pesquisa para identificar as principais iniciativas presentes no Estado. “O objetivo é reconhecer, em meio às discussões do Congresso, as localidades que estão conectadas, evidenciando os gestores visionários, modernos e precursores neste processo de desenvolvimento”, afirma Marinho.
Além do levantamento junto às Prefeituras, informa o diretor, os eventos regionais promovidos pela RCD aliado ao Mapa das Cidades Digitais, fomentado pela iniciativa, servem de subsídios para nomear os Prefeitos Inovadores.