A sede da AMFRI recebeu na tarde desta terça-feira (17) mais de sessenta assistentes sociais dos municípios da Foz do Rio Itajaí. O encontro foi realizado com o objetivo de promover uma comemoração alusiva ao Dia do Assistente Social, 15 de maio, e teve como temática “80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil“. A promoção foi do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 12ª região.
A vice-presidente do CRESS 12ª Rosinete Delfino e a coordenadora técnica do mesmo conselho, Fabiana Negri, foram as palestrantes do evento. Rosinete conta que o encontro superou as expectativas da organização. “Fomos surpreendidas positivamente quanto à quantidade de participantes, e o nível elevado de qualidade dos debates, todos os presentes se mostraram muito interessados e fizeram contribuições significativas”.
A comemoração contou com o apoio da AMFRI e do Núcleo do Conselho Regional de Serviço Social (NUCRESS). Segundo a coordenadora do NUCRESS da região de Itajaí, Fernanda Cristina da Luz, o evento é de grande importância por proporcionar o debate sobre o exercício da assistente social, e agregar qualificação a prática profissional diária dos participantes.
Origem do Dia do Assistente Social: No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica. A função de assistência social foi inspirada na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: “Quadragésimo Ano” redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. Assim, no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja até o início dos anos 60 por meio da prática da “Ação Social Católica”.