O Colegiado de Secretários Municipais de Educação (CMSE) da AMFRI se reuniu na última quarta-feira (25) na sede da associação para definir futuros eventos e ações. Entre os destaques da pauta estiveram deliberações a respeito de uma formação voltada aos Conselheiros Municipais de Educação, um workshop da Educação Integral, e definições sobre o Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (COGEMFRI).
A AMFRI será pioneira no Estado de Santa Catarina a realizar um Workshop especifico da Educação Integral em 2016. Técnicos das secretarias municipais de educação da região planejaram as atividades e definiram o formato padrão das apresentações do evento. O Workshop da Educação Integral acontecerá na sede da associação durante todo o dia, a data será definida em breve.
Quanto ao COGEMFRI, os secretários determinaram algumas regras da indicação dos representantes por Município para compor o colegiado.Entre elas, os indicados estarão habilitados a representar os Sistemas de Ensino no COGEMFRI, e cada secretaria municipal deve estar representada por 1 a 3 pessoas. Ainda ficou estipulado que ao menos um dos representantes das Secretarias Municipais de Educação deve ser profissional de carreira e que os representantes deverão ser indicados por meio de portaria expedida pelo Dirigente Municipal de Educação.
A Formação dos Conselheiros Municipais de Educação terá um total 20 horas/aula, e os encontros acontecerão em blocos de 4 horas, em dias da semana e períodos alternados para não comprometer as agendas e atividades dos Conselheiros. Cada município indicará seus participantes e deverá enviar a consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva a ficha de inscrição de cada um preenchida. Foram definidas as datas dos dois primeiros encontros da Formação para a manhã do dia 22 de junho e à tarde do dia 5 de julho, ambos no auditório da AMFRI.