You are currently viewing Agricultura e Pesca são capacitadas sobre Nota Fiscal de Produtor Eletrônica

Agricultura e Pesca são capacitadas sobre Nota Fiscal de Produtor Eletrônica

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na tarde da última terça-feira (5), secretários, técnicos, e produtores rurais de seis municípios da região estiveram na sede da AMFRI para aprimorar conhecimentos. A capacitação “Nota Fiscal de Produtor Eletrônica” foi conduzida pelo assessor em movimento econômico da AMFRI, Romário Pereira.

A NFP é um documento fiscal que identifica emitente, destino, operação, bem, quantidade, valor, tributação, entre outros. Ela registra operações de saída da propriedade, como venda, devolução, e transferência de produção em estado natural, ou seja, agropecuária, pescados, e extrativos, e da produção beneficiada ou industrializada por processo artesanal, como exemplo, pães, cucas, queijos e salame.

Romário mostrou a diferença entre a NFP e a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e), bem como as vantagens, requisitos e emissão da versão eletrônica. Para emitir a NFP-e é necessário fazer a habilitação do produtor rural. “O processo é simples, basta o produtor acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda, munido dos documentos exigidos e realizar o cadastro”.

O assessor da AMFRI ensinou passo a passo como fazer o preenchimento do cadastro no site da Secretaria de Estado da Fazenda, e ainda como acessar ao sistema que emite a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica. Segundo José Carlos Braga Pinheiro, consultor técnico da Prefeitura de Itajaí a capacitação foi excelente. “O curso veio a contribuir com os nossos conhecimentos técnicos e com isso estamos mais preparados a repassar as devidas informações aos produtores primários”.