O Fórum Estadual de Educação esteve reunido nesta quinta-feira (11) na cidade de Blumenau. Durante todo o dia o objetivo do encontro foi explanar e discutir a respeito do Plano de Educação de Santa Catarina. Representando a Foz do Itajaí, estiveram participando a consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva, técnicos e professores das Secretarias de Navegantes, Balneário Piçarras, Itajaí e Ilhota.
O evento promovido na FURB (Universidade Regional de Blumenau) foi aberto por autoridades, como o Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes e a Secretária Adjunta de Educação do Estado, Elza Moretto. Ainda pela manhã aconteceu a palestra “Fóruns Municipais de Educação: seu papel e importância na democratização da Educação em Santa Catarina”, conduzida pelo Prof. Genuíno Bordignon.
No período da tarde foram formados grupos de trabalho que debateram sobre a constituição, instalação e implementação de Fundações Municipais de Educação (FME/SC). Encerrando o evento cada grupo fez o seu relato sobre o tema. A consultora da AMFRI, Gilmara da Silva destacou suas impressões gerais sobre o evento. “O Fórum Estadual de Educação mostrou-se interessado em estimular a criação de Fóruns Municipais a fim de que possam acompanhar as atividades de monitoramento e avaliação dos planos de educação das cidades e, organizar as conferências municipais de educação previstas para acontecer a partir de 2017”.
Além dos representantes da AMFRI e de seus municípios, estiveram presentes técnicos, professores e assessores das associações Amunesc, Amvali, Ammvi , Amplanorte. Representantes de Gerências Regionais de Educação, secretarias, fóruns e conselhos de Educação dos municípios do Vale do Itajaí e do Norte de Santa Catarina, e universidades, também participaram do encontro e contribuíram com os temas tratados.