Na manhã desta segunda-feira, dia 8, os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Especial da AMFRI estiveram reunidos. No encontro foram realizadas apresentações sobre a implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, além de serem repassadas orientações gerais para utilização da ferramenta da Educação a Distância “WIKI”.
Os representantes de Navegantes explanaram sobre a Política Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Em seguida, Itapema apresentou as notas técnicas nº 19 de 2010 e nº 06 de 2011 do Ministério da Educação, que tratam sobre os profissionais de apoio para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento matriculados nas escolas comuns da rede pública, e a avaliação do estudante com deficiência intelectual.
A nota do MEC nº 15 de 2015 que institui a avaliação técnica do indicador relativa ao cumprimento da Meta 4 prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), e a nota técnica nº 108 de 2013 sobre Redação Meta 4 do PNE foram apresentadas pelo município de Luiz Alves. Os representantes de Bombinhas falaram sobre as orientações para a Institucionalização na Escola, da Oferta do Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais, e as orientações sobre Atendimento Educacional Especializado na Rede Privada (notas técnica nº 11/2010 e nº 15/2010/MEC).
Ao final de cada apresentação o GT de Educação Especial realizou um debate sobre o assunto apresentado, onde os integrantes tiraram suas dúvidas e enfatizaram os itens tratados. Encerrando a reunião, o supervisor de Educação Especial da Secretaria de Educação de Itajaí, Erickson Jones Lima, repassou orientações gerais para utilização da ferramenta online “WIKI” para ser utilizada de maneira educacional e colaborativa.