O Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – CoGEMFRI, esteve reunido nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, na sede da AMFRI. Como destaque houve a analise do tema gerador que definirá as próximas ações do grupo. O grupo constatou que a implantação de salas digitais de formação tecnológica será uma das prioridades.
Também foram apresentados os dados da pesquisa e entrevistas sobre a implantação das lousas digitais na Rede Municipal de Ensino de Navegantes. Dentro da pesquisa foram aplicados questionários junto a quatro grupos: Secretaria de Educação, Gestores Escolares, Professores e Estudantes.
Conforme explica Gilmara da Silva, consultora em educação da AMFRI, cada uma das respostas foi tabulada e apresentada para os integrantes do CoGemfri por meio de porcentagem. “O grupo analisou e emitiu as sugestões para os encaminhamentos e definição do Tema Gerador, como as opiniões foram diversas, levaremos o assunto para a reunião do Conselho Consultivo a fim de podermos definir o Tema”.
Sugestões foram propostas, e todos os membros apoiaram a implantação de sala digital de formação tecnológica. Ainda foi sugerida a instalação de uma lousa digital em cada escola, um profissional para os profissionais do magistério em cada um dos municípios e a instalação de uma escola polo em cada município.
Como encaminhamento foi deliberado que irão realizar uma reunião entre as Coordenações do CoGemfri, e também será agendada uma reunião com o Conselho Consultivo. O conselho é composto pelo presidente da AMFRI, Instituto Positivo, secretários de educação da região, coordenação gestora do CoGemfri, especialistas da área e representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento social e da educação, o encontro terá como objetivo estabelecer o cronograma de atividades do CoGemfri para a execução do Plano Estratégico de Ação Intermunicipal.