O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última semana o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de todas as cidades do país. Os dados mostraram que todos os municípios associados à AMFRI seguem crescendo na área da educação. Como destaque às médias para os Anos Iniciais, de 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental das Redes Municipais aumentaram desde a última avaliação em 2013 e superaram as metas estabelecidas.
Nas dez cidades, cerca de 90% dos Sistemas Municipais de Ensino superaram a meta projetada pelo MEC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Regular para 2015. Nos Anos Finais, de 6º ao 9º ano, também houve um crescimento mais evidente na superação em 2015 das notas registradas em 2013. “De maneira geral houve significativa melhora nos resultados o que demonstra o esforço, a seriedade e os cuidados que os Municípios têm dedicado ao processo de aprendizagem dos Estudantes”, destaca a consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Navegantes foi o município que mais evolui na região tendo um aumento de 14,8% da nota de 2015 em relação a 2013, já o aumento da nota de 2015 em relação à meta projetada para 2015 foi de 24%. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental Penha com o índice de 19,4% foi à cidade na AMFRI que mais aumentou sua nota de 2015 em relação a 2013.
Silvana Maria Mendes Francisco, das Políticas Públicas Educacionais de Navegantes demonstra a satisfação de todos os profissionais envolvidos nesta evolução. “Estamos muito felizes com os resultados, pois é perceptível o desenvolvimento que a nossa região teve, pois trabalhamos muito para alcançarmos estes índices”. A consultora da AMFRI, Gilmara da Silva afirma ainda que há também o desafio constante de qualificar os processos para que seja possível verificar os bons resultados junto a todos os Sistemas de Ensino.
Como é calculado o IDEB? O IDEB foi criado em 2007, sintetizando dois conceitos importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. Para conhecer os resultados tanto por escola, município e estado acesse http://ideb.inep.gov.br/resultado/.