Além de toda a beleza natural, a Costa Verde & Mar abriga obras de arte inspiradas na cultura e no cotidiano de quem vive na região. Mas nem todas elas estão guardadas nos museus. Selecionamos cinco das principais atrações que podem ser encontradas no Roteiro Cultural organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar (CITMAR):
Monumento “A Família”, de Hugo Pagani
O monumento artístico foi criado pelo artista Plástico Hugo Hernan Pagani, através da lei de Incentivo à Cultura – Edital Ivone Pires 2015. A estrutura tem quatro metros de altura, feita de ferro e aço, para simbolizar a união e força da família. Localizada na Rua 1800, em Balneário Piçarras (SC), é de visitação livre.
- Homenagem ao Pescador, de Ricardo Batista dos Santos
A água é muito importante na Costa Verde & Mar. Rios, lagoas e mares de onde muitas pessoas tiram o sustento da sua família e pegam os peixes para deliciosos pratos. Tudo é feito seguindo tradições do tempo dos colonizadores. E até hoje se mantém a figura do pescador, que faz o elo entre o mar e a mesa. O monumento homenageia justamente esta prática, feito por projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Navegantes. Localizado na Praça Prefeito Manoel Evaldo Muller, no Centro de Navegantes (SC), é de visitação livre.
- O Semeador da Esperança, de Daniel Henrique Pickler
Feita em sucata de metal, a escultura retratando um catador de recicláveis e seu carrinho está instalada no bairro que tem mais moradores que exercem essa atividade da cidade. Localizada na Rua João Manoel Gualberto, no Bairro São Paulo de Navegantes (SC), é de visitação livre.
- O Pescador, de Jorge Schroder
A obra foi doada em 1994 para a Colônia de Pescadores Z19, por Jane F Ferreira. Originalmente a estátua representava um pescador entralhando uma rede de pesca, mas é comum ser confundida pelos turistas como um pescador sentado na pedra admirando o mar. Localizada à beira-mar, na região do Canto da Praia em Itapema (SC), é de visitação livre.
- Painel Grande Angu-Lar, de Ricardo Batista dos Santos
O painel foi inaugurado em 2014, junto à abertura do Centro Integrado de Cultura de Navegantes – CIC. A obra retrata diversos pontos da cidade, com enfoque na sua geografia, suas atividades econômicas e de lazer. Localizado na Avenida Conselheiro João Gaya, no Centro de Navegantes (SC), é de visitação livre.