Duas audiências públicas foram realizadas na tarde da última quinta-feira (6/7). O Plano de Transporte Coletivo Intermunicipal e o Plano Integrado de Mobilidade Urbana Regional, ambos elaborados pela empresa IDP Brasil Engenharia, foram apresentados. O objetivo foi apresentar os planos de forma a garantir a participação e discussão da sociedade no encerramento do estudo. As ações fazem parte do projeto regional InovAmfri e contemplam os municípios que compõem a AMFRI.
Membros da sociedade civil, representantes de órgãos públicos e privados, entre outras instituições estiveram presentes. A Audiência do o Plano Integrado de Mobilidade Urbana Regional foi aberta pelo representante do projeto InovAmfri, João Luiz Demantova, que apresentou detalhes do projeto. Em seguida o Engenheiro da IDP Edésio Elias Lopes, iniciou a apresentação do projeto nos propósitos da Audiência Pública, explicando as etapas e desenvolvimento das atividades realizadas.
O Eng. Edésio também mostrou os principais condicionantes físicos, o Morro do Boi, o Rio Itajaí e a BR-101, e sua influência na região. Foi explicado a importância da densidade populacional para o projeto e como esta está atualmente. As propostas visaram atender as áreas onde a densidade populacional é alta, no intuito de atender o maior número de pessoas possível. Depois, foram apresentadas as projeções populacionais realizadas pela IDP, a divisão modal atual e os cenários futuros.
A partir do diagnóstico o engenheiro apresentou as principais propostas previstas no Plano. Entre elas a nova ponte entre Itajaí e Navegantes, ciclovia de integração, bicicletas e carros compartilhados, novo acesso a Bombinhas, ligação BR-101 e Praia Brava, anel viário, e duplicação da BR- 470 e SC-486. Concluindo as atividades os participantes sugeriram que seja feito a inclusão de transporte marítimo e a verificação da altura das embarcações que passarão pela nova ponte proposta.
O representante da IDP passou a audiência do Plano de Transporte Coletivo Intermunicipal. O novo sistema, idealizado já no plano de mobilidade, foi apresentado desde suas diretrizes e metas até a proposta das novas linhas e suas capacidades. Políticas tarifárias, políticas operacionais e infraestrutura necessária são algumas das características do sistema explicadas durante a audiência.
Também foi debatido sobre a nova ponte entre Itajaí e Navegantes. “Todo o sistema foi planejado prevendo a ligação entre os dois municípios, portanto ela é primordial e os projetos envolvendo-a devem ser realizados o quanto antes”, destacou. Os participantes encerram o encontro sugerindo ainda apresentar um plano de integração com os sistemas municipais e a promoção de propostas voltadas a educação e mudança de estilo de uso dos modais.