Na tarde desta segunda-feira (24) foi realizado o encontro mensal do Colegiado de Cultura da AMFRI, dessa vez no município de Itapema. A reunião foi aberta pela anfitriã Noeli Thomé, secretária de Turismo, Cultura, Lazer e Desenvolvimento Econômico, que deu as boas vindas aos representantes das 11 cidades. Em seguida a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas e do Colegiado, Nívea Maria da Silva Bücker, conduziu a reunião que contou com uma pauta significativa.
O primeiro assunto abordado foi o calendário das visitas das alterações e acréscimos do Roteiro Cultural. Ao todo sete cidades receberão novos atrativos que serão visitadas entre 27 de julho e 29 de agosto, e ficou decidido que as visitas serão acompanhadas por um representante da cultura de cada localidade. Outra questão debatida foi à ideia de se fazer um audiovisual demonstrando o artesanato e aspectos culturais da região e a elaboração de um kit identidade cultural para ser exposto nas feiras e festivais de turismo que o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar – Citmar participa, esse último já em fase de concretização.
A presidente do Colegiado, que também preside o Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – Congesc, relatou a viagem realizada na última semana em companhia da assessora de cultura e turismo da Fecam, Raquel Rodrigues, ao oeste do estado nas associações Amauc em Concórdia, Ammoc em Joaçaba, Amarp em Videira e à Fundação de Cultura de Campos Novos. “Essas regiões estavam com o Colegiado estagnado e conseguimos motivá-las e estão retomando as reuniões”, Nívea também ressaltou a importância de ter uma assessora: “realmente o trabalho da Jeanete merece ser valorizado por todos nós, faz toda diferença a presença de um profissional executivo nas ações do Colegiado”. Também comunicou que a próxima reunião do Congesc será no oeste catarinense.
Ainda, foi abordado o Programa de Formação que o Colegiado desenvolve para a região e cada município pode relatar sobre sua agenda de agosto, e dessa forma, reforçar a participação dos colegas nos acontecimentos de cada um.