O Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca se reuniu para mais um encontro na tarde desta quinta-feira, dia 14 de setembro. O principal tema do encontro foi o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O grupo ouviu atentamente as explicações e fez questionamentos ao consultor do SEBRAE, Marcelo Nalin.
O SISBI é um programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal.
Marcelo Nalin conta que receber informações sobre o SISBI foi objetivo central. Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao sistema foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura. O Colegiado mostrou interesse em formalizar o processo realizado pelo SISBI através da associação. “Esta parceria com pequenas e médias empresas das agroindústrias poderá habilitar seus produtos para venderem fora do município e até mesmo do Estado, ou seja, a nível Nacional”, destaca o consultor do SEBRAE.
Também foram passadas orientações sobre o a Secretaria de Relações Internacionais SINTER, o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais – CNIR e o Imposto Territorial Rural. Em seguida houve a apresentação de cada município sobre os encaminhamentos para o projeto de piscicultura conforme orientação da EPAGRI e concluindo o colegiado avaliou as últimas reuniões realizadas.