Representantes da Parlaamfri e da AMFRI participaram da reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizada na manhã desta quarta-feira (25), para pedir a instalação de um hemocentro em Itajaí. Vereadores da Parlaamfri, representantes dos hospitais da Foz do Itajaí e o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, apresentaram a demanda aos deputados da comissão, à Hemosc, responsável pelo fornecimento de sangue no estado, e à Federação de Apoio ao Hemosc e o Cepon (Fahece).
Conforme o secretário de Saúde de Itajaí, a região já comporta a instalação de um hemocentro. Dellagiustina afirmou que os 11 municípios concentram 800 mil habitantes e contam com um hospital (Marieta Konder Bornhausen) considerado um dos maiores do Estado e com procedimentos de alta complexidade, além de vários pequenos hospitais que estão sendo vocacionados para várias especialidades. “A região, com toda essa complexidade, não pode ficar à mercê e pedir sangue para Florianópolis e Blumenau”, afirmou o secretário. “Vidas estão sendo perdidas pela falta de um hemocentro.”
A diretora-geral do Hemosc, Denise Linhares Gerent, reconheceu que a regional de Itajaí comportaria uma unidade de hematologia e hemoterápica, mas discorda da necessidade de um hemocentro. Ela explicou que o Hemosc tem centralizado vários procedimentos em Florianópolis, com o objetivo principal de zelar pela qualidade do sangue distribuído e evitar descarte exagerado desse produto. Denise reconheceu, ainda, que há questões relacionadas à distribuição do sangue que precisam ser melhoradas. Ela acredita que para a região de Itajaí uma opção seria a instalação de uma central de distribuição ou uma unidade de coleta avançada.
O pedido do tema partiu do deputado João Amin que afirmou que o debate sobre a necessidade de um hemocentro na região de Itajaí prossegue. “Temos que aprofundar essa discussão política, com base naquilo que foi apresentado nesta reunião. Vamos à Secretaria de Estado da Saúde e ao governador, se for necessário”, disse. Representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMFRI) também estiveram presentes acompanhando a solicitação.