You are currently viewing Formalizado Centro de Estudos e Pesquisas de Riscos de Desastres da Região

Formalizado Centro de Estudos e Pesquisas de Riscos de Desastres da Região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Em beneficio da população da região, na tarde desta quarta-feira, dia 25/10, foi celebrado uma cooperação técnica entre instituições, criando o Centro de Estudos e Pesquisas de Riscos de Desastres da Foz do Rio Itajaí – CEPEDfri. A iniciativa é da AMFRI, Colegiado de Proteção e Defesa Civil e Coordenaria Regional de Proteção e Defesa Civil – COREDEC.

O CEPEDfri trata-se de um centro plural, seus integrantes são instituições de ensino superior e técnico,  instituições de pesquisa e  extensão, entre outros que poderão apresentar e desenvolver projetos considerados relevantes ao tema redução de riscos a desastres. Já integram o Centro, representantes das Defesas Civis dos municípios da AMFRI, UNIVALI, Instituto Federal Catarinense Campus Camboriu, COREDEC, UDESC, Associação Brasileira de Pesquisa e Tecnológica de Redução de Riscos e Desastres e Secretaria de Estado da Defesa Civil.

A Gerente de Capacitação e Pesquisa da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Regina Panceri enfatizou a importância da Prevenção e Preparação com todas as instituições de ensino, pesquisa e extensão. “É preciso atuar em parceria com as PDC`s dentro da região que estão localizadas para trazer os estudos e pesquisas mais próxima da realidade e com apoio da AMFRI congregando todos os munícipios e COREDEC com objetivo de preparar a população para nos tornar um estado mais Resiliente”.

 

Referência na área, o Prof. Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas se disponibilizou para atuar como pesquisador externo e representante na Associação Brasileira de Pesquisa e Tecnológica de Redução de Riscos e Desastres, destacando a importância de estar centrado na região ajudando a implementar as ações . As faculdades e universidades se mostraram abertas a fechar a parceria com o Centro explicando projetos que estão desenvolvendo, estudando e criando novos projetos para a área. Como próximo passo, todas as instituições deverão indicar oficialmente dois integrantes para participarem efetivamente do CEPEDfri.