A Câmara de Vereadores de Penha recebeu, na tarde de terça-feira (14), o Colegiado Regional de Cultura da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Além dos membros do colegiado, participaram da reunião representantes do Departamento de Cultura de Penha e a presidente do Legislativo Penhense, Maria Juraci Alexandrino, anfitriã do encontro.
A reunião teve o objetivo de propor estratégias de gestão para o município de Penha, para desenvolver políticas públicas na área da Cultura, previstas pelo Sistema Nacional de Cultura e pelo Plano Nacional de Cultura. “Nosso objetivo, enquanto colegiado, é verificar as fragilidades dos municípios na área da Cultura e, a partir disso, propor estratégias de gestão e de políticas públicas”, ressalta Nívea Maria da Silva Bücker, Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI, Conselheira Estadual de Cultura, Presidente do CONGESC – Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina e Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.
Nívea e os demais membros do colegiado ressaltaram durante o encontro a importância de se criar uma fundação para que as políticas públicas na área da Cultura possam ser desenvolvidas de forma autônoma, uma vez que atualmente a Cultura é atrelada à Secretaria Municipal de Educação.
Entre os membros do colegiado, também estavam a Coordenadora do Colegiado de Cultura da AMFRI, Jeanete Fagundes Simas, a Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Porto Belo e Vice-Presidente do Colegiado, Cristiani de Jesus, Diretor da Fundação de Cultura de Porto Belo Josimar José e Silvana Rebello, Presidente da Fundação de Cultura de Balneário Piçarras.
Representando o Departamento de Cultura, se fizeram presentes o coordenador Eduardo Bajara Souza e o professor Roberto Leite que apontaram as dificuldades enfrentadas e possíveis soluções para a área cultural no município. A principal deliberação da reunião foi o agendamento para a realização do Fórum Municipal de Cultura em março do próximo ano, além do compromisso do Legislativo Municipal de promover a discussão quanto à criação de uma Fundação, bem como o Conselho de Cultura. “Vamos lutar, através do Poder Legislativo, para que possamos implementar essas políticas públicas tão importantes para a nossa comunidade”, garantiu Juraci.
Câmara de Vereadores de Penha