Constituído como um colegiado de gestão em educação que busca fortalecer a cooperação técnica, científica, cultural, financeira, educacional e de gestão pública na região da AMFRI, o CoGemfri, foi um dos destaques evidenciados no livro “Cooperação Intermunicipal – experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil”, do autor Fernando Luiz Abrucio. O livro foi lançado na noite desta quarta-feira (29) no I Seminário Colabora Educação, em São Paulo.
O CoGemfri visa o desenvolvimento, execução de programas e projetos de cooperação intermunicipal e consolidação de um espaço de promoção da gestão democrática compartilhada da educação básica pública, em regime de colaboração entre os Sistemas de Ensino que integram a região da Foz do Rio Itajaí. A consultora da AMFRI, Gilmara da Silva, fez contribuições relevantes ao livro explicando como o colegiado funciona e atua. “Que orgulho e emoção ver nossa história contada”.
A representante regional também está no I Seminário Colabora Educação. Realizado até esta sexta-feira (1º/12) o evento tem como objetivo apresentar estudos que listam os principais desafios municipais em educação e abordando como a cooperação entre diferentes esferas do poder público pode ajudar a enfrentá-los. Promovido pelo Movimento Colabora Educação, ainda promove a reflexão sobre o tema do Regime de Colaboração, suas possibilidades e desafios, incentivando novas iniciativas.
O encontro também traz mesas de discussões com gestores públicos, representantes de arranjos colaborativos e consórcios em educação, acadêmicos, especialistas em educação e instituições do terceiro setor, além de representantes do MEC (Ministério da Educação), da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).