Sediada na Foz do Rio Itajaí, a associação que atua há 44 anos fortalecendo e ampliando a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios que a compõe, está disponibilizando mais um serviço. A área de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) é a mais nova consultoria que a AMFRI está ofertando a suas prefeituras.
A área de Concessões e PPPs tem por objetivo auxiliar os Municípios associados na criação de um ambiente jurídico favorável para viabilizar os programas de infraestrutura e das ações de desenvolvimento econômico regional. Esta assessoria ainda objetiva verificar a forma mais eficiente de implementar as soluções inovadoras, inclusive considerando a interação/integração municipal como forma de viabilizar a concretização de programas de desenvolvimento regional, com ações na área de infraestrutura (meio ambiente, saúde, mobilidade, saneamento, entre outros).
A advogada Érica Miranda dos Santos Requi, mestranda em Direito Econômico e especialista em Direito Administrativo, é a consultora contratada para conduzir a área. Ela possui experiência e atua principalmente nos temas de: contratações públicas, concessões e parcerias público-privadas, parcerias estratégicas, fomento, sustentabilidade, administração pública, licitações e contrato administrativo.
Além do auxilio nas Concessões e PPPs, a entidade oferece assessoria nos setores de Engenharia Civil e Arquitetura, Educação, Projetos e Convênios, Jurídico, Comunicação, Eventos e Capacitações, Movimento Econômico, Assistência Social e Contabilidade. Vinculado também a AMFRI estão os Consórcios Intermunicipais de Turismo (Costa Verde & Mar) e de Saúde (CIS-AMFRI).
A associação também promove discussões permanentes em diversos setores por meio de 17 colegiados, sendo eles Agricultura e Pesca, Assistência Social, Comunicação, Contadores Públicos, Controle Interno, Cultura, Defesa Civil, Educação, Esportes, Fazenda, Gestão Pública e Inovação, Gestores de Convênios, Habitação, Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Procuradores Jurídicos, e Turismo. Ainda conta com GTs (grupos de trabalho) que também se reúnem na sede da AMFRI, entre eles o de Educação Especial, Trabalhadores dos CRAS e CREAS, e o mais recente conduzido também pelo novo setor, o GT de Empresas Estatais.