Entre os propósitos para 2018 do mais novo Grupo de Trabalho da AMFRI estão à utilização de instrumentos para avaliar a gestão escolar, discutir e viabilizar a possibilidade de fazer cursos de formação de gestores, desenvolver ações para qualificar as práticas docentes da área de Matemática e aperfeiçoar ações intermunicipais para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os Coordenadores Pedagógicos dos municípios da AMFRI promoveram sua primeira reunião na manhã desta terça-feira (20), na sede da associação.
Nas deliberações, o GT definiu que organizará o calendário de atividades após agendar as atividades com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tendo o objetivo de validar instrumento de avaliação e também com o Núcleo de Licenciaturas da Univali para validar a proposta de atividades conjuntas sobre a metodologia e prática da Matemática junto aos anos finais do Ensino Fundamental.
A consultora em educação, Gilmara da Silva, responsável por conduzir o grupo apresentou a proposta preliminar e ainda em fase de validação da metodologia que o país adotará para a implementação da BNCC. “Deliberamos sobre a necessidade de estudar e nos preparar para conduzir bem esse momento histórico para o país”, afirmou Gilmara.
Além das parcerias com a Univali para tratar das metodologias para o Ensino da Matemática, o grupo debateu sobre fazer um encontro com todos os professores da região que atuam na disciplina nos anos finais de Ensino Fundamental para discutir e apresentar novas possibilidades de ampliar as práticas docentes na disciplina. O evento contará com a presença do Núcleo de Licenciaturas, do curso de Mestrado em Educação e de um professor municipal que aprofundará a utilização da plataforma Khan Academy para o uso da Matemática junto aos pais, alunos e professores.