O Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca – COSMAP elegeu na tarde da última quinta-feira (8), sua nova diretoria. Valmir Vitorino Junior, secretário de Pesca de Itajaí foi eleito por aclamação para o cargo de presidente. O secretário de Agricultura de Porto Belo, Ailto Souza foi escolhido para exercer a função de vice-presidente. O grupo continuará sendo coordenado pela assessora da AMFRI, Neuza Bottega.
O novo presidente explica que os planos para esse ano é unir forças e dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido. “Ao invés de cada cidade buscar suas reinvindicações sozinha, nossa intenção é estar realmente ganhando forças unidos, assim continuar o trabalho que o Frank Marques (Secretário de Pesca de Porto Belo) vinha fazendo como presidente em 2017 e juntos lutarmos pelas reinvindicações do setor pesqueiro e agrícola da região da AMFRI”.
Um dos assuntos principais tratados no encontro foi à questão da pesca da tainha. Ainda não se sabe quem vai pescar, como ou quais barcos. “Estamos buscando no governo Estadual e Federal um posicionamento para poder resolver essa pendência antes de chegar à safra”. No ano passado houve um sorteio onde apenas 17 barcos poderiam pescar e vários donos de barco entraram com liminar, o que gerou transtornos. “A gente não quer passar por tudo isso de novo, então a principal ação do colegiado no momento é essa”, conclui Valmir.
Outra questão de extrema importância é a participação efetiva na Fecam mais especificamente no Cosapesc (Colegiado Estadual de Secretários de Agricultura e Pesca de Santa Catarina). Recentemente foi conquistado espaço de igualdade para a Pesca. O presidente do colegiado da AMFRI conta que já foram conclamados alguns representantes da Pesca de outras regiões como do Sul e Grande Florianópolis para participar do grupo.
Ainda foi tratado nesse encontro sobre a apresentação do programa do Mel, definição de agenda técnica nos Ministérios da Agricultura e da Secretaria da Pesca em Brasília. Houve também a entrega de relatório com as inspeções municipais realizadas, debate sobre o Sistema de Inspeção de Produtos de Origem animal da empresa da W3r e a entrega do relatório da situação de cada município em relação ao CAR – Cadastro Ambiental Rural.