No terceiro dia do Congresso de Prefeitos (13/6), a tarde na plenária principal contou com o painel Cidades Inteligentes que abriu espaço para apresentar as experiências dos municípios que resolvem seus problemas consorciando-se. Seis representantes de diferentes regiões do Estado apresentaram o êxito em ações recentes. O Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – CITMAR foi um dos cases de sucesso mostrando como está aliando a tecnologia em seu destino Turístico.
A presidente do colegiado de Turismo da AMFRI, Zene Drodowski, contou que a região possui um aplicativo para sistemas Android e IOS, além de usar beacons, que trata-se de um sistema de notificação automática, feito através de transmissores que enviam informações por bluetooth para smartphones ou tablets. O objetivo é munir turistas e cidadãos com informação útil e enriquecedora durante sua visita aos municípios que integram a Costa Verde & Mar. Segundo Drodowski, com o beacons, são gerados uma série de dados, como por exemplo, saber até o tempo que cada turista fica em cada atrativo.
O Consórcio Intermunicipal Catarinense (CIMCatarina), sediado em Fraiburgo que atende 52 municípios apresentou o case de manutenção da iluminação pública, onde com quatro equipes, atendem 23 municípios. Seguindo nas apresentações, a coordenadora de Projetos do CISAMA, Andressa Steffen Barbosa, apresentou o caso do consórcio multifinalitário que atende 18 municípios serranos. Além de realizar ações de educação sanitária junto a população e as escolas, alertando sobre o consumo de produtos sem inspeção.
O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) que hoje atende municípios em sete Estados. A solução apresentada foi à integração de dados cadastrais e tributários numa única plataforma o que facilita a fiscalização, por exemplo, sobre operações de cartão de crédito. Segundo o diretor Gilsoni Lunardi, o consórcio está em constante aperfeiçoamento. Encerrando as apresentações, o secretário de agricultura da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Daniel Peach, apresentou o programa de Sanear. O programa visa oferecer suporte aos produtores agropecuários a fim de melhorar os níveis de produtividade, apoiando e prestando assistência ao setor agropecuário e de abastecimento agrícola do município.