Representantes do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMFRI estão em uma missão que envolve visitas técnicas a Brasília, no Distrito Federal e em Fortaleza/CE. Além dos secretários integra a comitiva a vice-presidente da FECAM e Prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind e representantes da AMFRI. Nesta segunda-feira (13) a comitiva esteve na Secretaria Estadual de Educação. Pela manhã técnicos da Coordenação de Cooperação com os Municípios da Rede Estadual de Ensino do Ceará repassaram informações a respeito de sua politica de alfabetização e das ações em regime de colaboração que o Governo Estadual tem com as redes municipais de ensino.
Estrutura, implementação, formação dos envolvidos, monitoramento e perspectivas de qualificação da política de alfabetização implementada no Estado do Ceará foram compartilhadas. Também foi tratado sobre os formatos de acompanhamento e publicação dos resultados da política, o formato da governança, dos parceiros e responsabilidades entre as partes envolvidas.“Tivemos dois momentos bem ricos junto a Secretaria da Educação do Ceará onde pudemos conhecer a discutir a proposta de regime de colaboração que o Estado desenvolve com os municípios para alavancar a alfabetização”, destacou Gilmara.
Ainda houve troca de experiência. Já no período da tarde a visita técnica foi a Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE. Este encontro também teve como objetivo conhecer e trocar experiências com dois Secretários de Educação do Ceará que são também integrantes da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) a fim de qualificar a prática de gestão pública no âmbito municipal e regional e entender como o Estado desenvolve ações em regime de colaboração com os municípios.
O encontro gerou a possibilidade de firmar parcerias mais consistentes entre os dois Estados para que as trocas de informações, saberes e experiências sejam constantes. A missão de reconhecimento e esclarecimento de ações educativas relacionadas à implementação de políticas públicas da área segue até o dia 16 com agenda em Brasília.