You are currently viewing Costa Verde & Mar é destaque em Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado

Costa Verde & Mar é destaque em Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O encontro nacional contou com representantes do MTur, Embratur, Sebrae e órgãos estaduais de turismo na véspera da abertura da 46ª ABAV Expo Internacional do Turismo, em São Paulo. A secretária de turismo de Balneário Piçarras e vice-presidente do Colegiado de Turismo da AMFRI, Susan Corrêa, e a assessora técnica do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar (CITMAR), Vivian Floriani, apresentaram o case Costa Verde & Mar: um destino turístico inteligente. Na apresentação a ação inovadora “Conecte-se”, realizada em parceria com o projeto InovAmfri, foi destaque por aliar tecnologia, inovação e gestão na região turística.

A demanda turística internacional foi outro dos temas em destaque nesta terça-feira (25) no 7º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT). A RIMT é um ambiente virtual de compartilhamento, discussão e integração de informações e estratégias de promoção do mercado turístico, formado por representantes do Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae, órgãos estaduais de turismo e parceiros da área de marketing do mercado nacional de viagens.

Entre as estratégias promocionais discutidas no encontro desta terça-feira esteve o trabalho do setor em parceria com a indústria audiovisual. Para promover os destinos, cenários e atrativos turísticos são utilizados como locações para gravação de filmes e cenas de novela ou outros programas de televisão, alcançando o consumidor de viagens e produtos turísticos. Mesmo que de uma forma indireta, a divulgação é considerada um mecanismo eficiente de promoção dos destinos.

O encontro da rede contou, ainda, com a apresentação da plataforma digital da Embratur Visit Brasil e suas novas ferramentas de inteligência de mercado. Tiago Tomazella, da coordenação-geral de Marketing Digital da Embratur, informou que “a plataforma colabora com estratégias de posicionamento e apoio à comercialização dos destinos brasileiros no mercado internacional”.

Além do Consórcio Intermunicipal de Turismo da região da Costa Verde & Mar, estão entre os destinos que estão investindo em inteligência digital está a Rota das Emoções, que apresentou a experiência desenvolvida com o Voucher Digital já implantado em Barreirinhas (MA) para controlar e gerar estatísticas de turismo nos Lençóis Maranhenses. A partir da compra de um produto ou serviço turístico pelo visitante, a pulseira eletrônica disponibiliza informações online que vão desde as preferências do viajante à arrecadação de impostos, gerados pelas suas compras, para o município. 

Para o pesquisador da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Fernando Jardim, a oferta de serviços turísticos em plataformas digitais é fundamental para que os destinos se tornem mais acessíveis ao turista que busca novas experiências. “A comunicação digital transforma cidades em destinos inteligentes, mais competitivos, mais atrativos para o turista, e não requer grandes investimentos em campanhas de promoção convencional”, ensinou o professor.