Reunidos na última quinta-feira (8), o Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca da AMFRI tratou sobre encaminhamentos propostos pelo Grupo de Trabalho composto por Veterinários da região. Ainda estiveram em pauta na reunião realizada na sede associação, a avaliação das atividades desenvolvidas pelo colegiado e encaminhamentos e o planejamento 2019.
Sobre as atividades desenvolvidas pelo colegiado, todos os secretários e técnicos avaliaram que foi possível realizar uma série de importantes agendas, entre elas, reuniões na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), com a secretarial nacional da pesca, o governo do estado, e secretário de agricultura estadual. “Fizemos varias ações e encaminhamentos buscando o fortalecimento do setor pesqueiro e da agricultura da AMFRI, e a meu ver este grupo se mostrou muito coeso neste ano, por estarmos unidos buscando nossas reinvindicações” destaca o presidente do colegiado e secretário de Pesca de Itajaí, Valmir Vitorino Junior.
A coordenadora do colegiado, Neuza Bottega, repassou os encaminhamentos propostos pelo GT de Veterinários sobre a unificação de uma lei que irá compor o CIM – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região. O Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI) é o maior interesse das secretarias de pesca e agricultura. O GT teve uma reunião no último dia 5/11 (fotos a seguir) e terá outras ainda neste ano com os veterinários até formularem uma minuta do que vai ser essa unificação das leis de inspeção municipal.
O colegiado continua trabalhando neste ano principalmente neste tema, em dezembro terão mais um encontro para fazer definições sobre a unificação da lei. O grupo está atuando para conseguir por meio do consórcio o SISBI para a Região da Foz do Rio Itajaí. “Isso será de grande valia para os empresários envolvidos com a área que vão ter além da região da AMFRI, todo o território nacional para vender os seus produtos, tendo total segurança jurídica”, enfatizou Valmir.