O treinamento de representantes municipais para a elaboração, revisão e implementação de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS reuniu cerca de 35 gestores e técnicos municipais da região da AMFRI, nesta segunda-feira (21). A Coordenadora Técnica do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da ABRELPE, Gabriela Gomes Prol Otero Sartini, e o Engenheiro Civil da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Balneário Camboriú, Leandro Grzybowski da Silva, foram os instrutores responsáveis pelo treinamento.
Ao longo do dia, os instrutores debateram com os técnicos e gestores presentes sobre planejamento estratégico, financiamento, bem como técnicas de implementação e comunicação para os PMGIRS. Os presentes ainda simularam a definição de metas relevantes de cada município e ações para cumprimento dessas metas.
“A intenção de ter realizado o treinamento sobre implementação e revisão do PMGIRS foi para sensibilizar os gestores quanto à importância deste documento que deve ser visto como uma ferramenta gerencial dos municípios. Além de ter proporcionado um ambiente de discussão e cooperação entre os municípios da AMFRI, algo importante para a gestão dos resíduos sólidos, pois muitas soluções podem ser criadas em conjunto tornando-as viáveis”, destaca Leandro, que concluiu o Programa de Treinamento de Representantes Municipais para a Elaboração e Implementação de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ofertado pela ABRELPE e Swedish Environmental Protection Agency em São Paulo no início deste ano.
A Secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloisa Furtado Lenzi, também ressaltou a importância do treinamento. “Foi passado esse treinamento no intuito de formar os gestores no processo de revisão dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com base em resolução de metas bem claras do que é possível de fato alcançar nos municípios. Essa revisão é fundamental para analisar se as metas foram alcançadas e se não foram, é importante redirecioná-las para que possam ser atingidas pelos municípios”.
Leandro Freitas, Engenheiro Ambiental da AMFRI, ressalta que o referido treinamento terá sua continuidade junto ao Grupo de Trabalho de Gestão de Resíduos Sólidos da AMFRI, o qual é constituído por um representante técnico de cada município, onde reunidos a cada dois meses debatem e discutem os principais problemas da região referente à gestão de resíduos sólidos e trabalham na construção de soluções, seja de maneira municipal ou regional.
A realização do evento foi da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) e Swedish Environmental Protection Agency, com apoio da AMFRI.
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria em Comunicação da AMFRI
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746