Os servidores técnicos de meio ambiente e geoprocessamento dos municípios da região da AMFRI participaram de capacitação sobre o “Sistema de Informação Geográfica e suas aplicações em Gestão de Bacia Hidrográfica e Ecologia da Paisagem”, nos dias 16 e 17 e 23 e 24 de novembro, no laboratório de computação Univali, em Itajaí. A organização do evento foi da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), com apoio da Univali.
Ao todo, 23 servidores realizaram o curso em três blocos, iniciando com técnicas gerais de Mapeamento Digital com a utilização de SIG, passando por aplicabilidades específicas para a Gestão de Bacias Hidrográficas e, finalizando com a aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e ecologia da paisagem no planejamento da conservação da natureza.
“Atendendo a uma demanda do Colegiado dos Secretários Superintendentes e Presidentes dos Órgãos Municipais do Meio Ambiente da AMFRI, escrevemos o projeto da Supracitada capacitação para conseguirmos patrocínio junto ao CREA/SC, que viabilizou sua execução, juntamente com o apoio da UNIVALI, através do laboratório de computação com os programas do SIG. O evento possibilitou ao servidor público o aprendizado de novas ferramentas úteis e importantes para aplicação em sua rotina de trabalhos em engenharia e planejamento ambiental”, destaca o Engenheiro Ambiental da AMFRI, Leandro Freitas.
A capacitação foi administrada pela Engenheira Ambiental, Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental na área de Ecologia da Paisagem aplicada ao Planejamento territorial para a conservação da natureza, Angelina Coelho.
“O curso foi excelente. Ministrante com uma didática irrefutável e um amplo domínio do conteúdo, garantindo seu entendimento até mesmo por aqueles ainda não familiarizados com os assuntos. Foram abordados temas chaves relacionados às áreas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, atualmente essenciais para o desenvolvimento de diversas atividades exercidas por técnicos da área ambiental, desde o planejamento territorial até a fiscalização”, completa a Engenheira Sanitarista e Ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras, Julia Campos Dotto.
AMFRI foi contemplada através de edital
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Cataria (CREA-SC), realizou um edital através de um processo licitatório de Seleção Pública de Projeto para Patrocínio n°. 001/2020, para beneficiamento projetos da área de engenharia.
A AMFRI protocolou o projeto do curso “Sistema de Informação Geográfica e suas aplicações em Gestão de Bacia Hidrográfica e Ecologia da Paisagem”, o qual foi aprovado pela Diretoria e homologado pelo Plenário PL 11/2020 do CREA, sendo contemplada com apoio financeiro para realização da supracitada capacitação.
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – Instagram: @amfrioficial