Os membros do Colegiado de Segurança Pública da AMFRI realizaram reunião nesta sexta-feira (9), na sede da associação. O grupo realizou encaminhamentos da solicitação de audiência com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, que será realizada em breve com a participação dos Prefeitos da região. A Secretaria do Estado solicitou uma preparação para reunião e especificar quais as demandas dos municípios, quais instituições específicas envolvidas nos projetos a serem propostos, e quaisquer outros detalhamentos possíveis. O Colegiado irá preparar essas informações para tornar a reunião mais objetiva e produtiva.
O prazo para envio do formulário do diagnóstico que será aplicado nas Secretarias de Segurança da região, com objetivo de coletar dados de Estrutura Administrativa, Estrutura Operacional, Equipamentos e sistemas, Instituições de segurança no município, Entidades da sociedade civil e Mapeamento da violência, foi prorrogado até o dia 14 de julho. O Presidente do Colegiado de Segurança Pública da AMFRI e Comandante da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, Douglas Ferraz, se colocou à disposição para auxiliar caso algum município esteja com dificuldades, tendo em vista a complexidade de obter alguns dados com outros órgãos.
A diretoria do Colegiado ainda repassou as informações da reunião com o Gerente de Sistemas Estratégicos da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Ricardo Sartori, no início do mês. A diretoria foi conhecer o sistema de monitoramento da secretaria e possíveis convênios com as prefeituras para acessar sistema estadual para monitorar veículos furtados e/ou roubados, além de sanar as dúvidas com relação a disponibilidades de monitoramento no mercado.
Também foi apresentado um sistema de monitoramento e respondidas as dúvidas quanto a tecnologia adotada pela instituição. O grupo ainda recebeu o convite para o Treinamento básico em fiscalização preventiva e emergência no transporte terrestre com produtos perigosos, promovido pelo Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMFRI, de 14 a 16 de julho. Caso tenham interesse em participar, será abordado as orientações sobre a utilização municipal de arrecadação das aplicações de autuações, resultantes dos serviços de fiscalização do município, em vias de circunscrição, no período da tarde da quinta-feira (15).
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial