Tornar a região da AMFRI uma potência em tecnologia e inovação. Esse foi o grande debate da reunião desta quarta-feira (22), na sede da associação. A iniciativa do Vereador de Camboriú, Marlon Borsatto, e da equipe da Prefeitura de Camboriú, liderada pelo Prefeito Elcio Kuhnen, com o apoio técnico da equipe da AMFRI e do CIM-AMFRI, resultou na deliberação da necessidade de criação de uma Minuta de Projeto de Lei referente à Inovação e Tecnologia, para que sirva de modelo aos 11 municípios.
Marlon Borsatto, explica que a ideia é que cada cidade adapte a Minuta para sua realidade, porém, mantendo a estrutura original alinhada com toda a região. “Até outubro ou novembro teremos esta Minuta da Lei, para que os municípios possam replicar, cada um com a sua realidade, atendendo suas características locais. Estamos dando passos largos nessa pauta, e a partir dessa lei, teremos condições de desenvolver nossa região de uma forma mais rápida, facilitando a implementação de empresas desse ramo, trazendo desenvolvimento socioeconômico, não só para Camboriú, mas para todas as cidades da AMFRI”, explica Marlon.
O Presidente do Colegiado e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita de Navegantes, Rodrigo Leonardo Vargas Silveira, reforça que o tema da reunião vem de encontro às necessidades tratadas pelo Colegiado e está alinhado com as metas do Centro Regional de Inovação de Itajaí.
“O grande desafio e objetivo é ativar o ecossistema de inovação e tecnologia para que nossa região se torne de classe mundial, onde a inovação seja um marco preponderante na nossa economia. Ficou claro que é fundamental um trabalho conjunto com os 11 municípios, mesmo que tenha ação localizada em cada município, mas sempre com um viés regional, integrando, vendo a potencialidade de cada cidade e a forma de como a inovação e a tecnologia podem entrar em cada cidade”, diz.
O Prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen, ressaltou a importância de alinhar esta pauta à nível regional. “É preciso trazer essa sustentação jurídica para que os poderes legislativos de cada município que não tenham a lei de inovação tecnológica, recebam o projeto de lei de forma uniforme e então possamos colaborar juntos com a criação de um ecossistema de inovação para os municípios da AMFRI”, finaliza.
O CIM-AMFRI participou da reunião no ato representado por seu Diretor Executivo, João Luiz Demantova, que elogiou a iniciativa do prefeito Élcio em buscar o alinhamento das ações de criação e fortalecimento do ecossistema municipal de inovação às iniciativas regionais. Na ocasião expôs que o Consórcio já tem programa aprovado para o desenvolvimento de ações relativas ao tema e irá envidar seus esforços na proposição de minuta de uma Lei de Inovação que possa ser replicado nos municípios consorciados. O objetivo é conectar os ecossistemas de inovação presentes nos municípios a fim de criar um movimento complementar e não concorrente.
Participaram da reunião o Assessor de Inovação de Camboriú, Paul de Almeida, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Camboriú, Ângelo César Gervásio, Secretário Executivo da AMFRI, Ademar Henrique Borges, Diretor Executivo do CIM-AMFRI, João Luiz Demantova, Diretor Financeiro CIM-AMFRI, Jaylon Jander Cordeiro da Silva, Consultora em Concessões e PPP’s da AMFRI, Érica Requi, Coordenadora de Colegiados da AMFRI, Jeanete Fagundes e representantes do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, Gilmar Bolsi e Angelo Augusto Frozza.
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial