O II Seminário Regional Oceano Sem Plástico, realizado no auditório do Museu Oceanográfico Univali de Balneário Piçarras, foi considerado um sucesso, envolvendo cerca de 80 pessoas. O evento, realizado no Dia Mundial dos Oceanos destacou boas práticas, palestras e apresentação de casos de sucesso, além da visita gratuita ao museu, seguindo a temática promovida pelas Nações Unidas neste ano: Revitalização: Ação Coletiva pelo Oceano. O evento fez parte da Semana Regional do Meio Ambiente, de 6 a 10 de junho.
O Prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt, esteve presente no evento e ressaltou a importância do debate constante sobre a temática e parabenizou a organização do evento.
“É fundamental a discussão constante sobre educação ambiental e boas práticas ambientais, além de sempre buscarmos soluções para um dos maiores problemas ambientais atuais, que é o lixo marinho, composto principalmente pelo plástico. Parabenizo a organização pela idealização do evento, que com certeza atinge o objetivo de conscientizar a população para o uso racional do plástico, focando também no descarte adequado deste material”, frisou.
O Presidente do Colegiado de Meio Ambiente e Presidente da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (FAMAB), Flávio Steigleder, destacou que o seminário é mais uma oportunidade para trazer o tema à tona na região.
“O seminário foi uma excelente oportunidade para que os municípios possam aprofundar as discussões sobre a poluição dos nossos oceanos. São inúmeros os desafios que ainda temos em relação a esse tema, então nada melhor do que estudar, planejar e buscar soluções estratégicas em âmbito regional”, destacou.
A Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), Rosemari Bona, destaca que o poder público tem o dever de levar o assunto para a comunidade para aperfeiçoar cada vez mais as ações ambientais dos municípios.
“A educação ambiental é fundamental, principalmente com as ações dentro das escolas, trazer para as crianças, que são o nosso futuro, a importância do cuidado com o meio ambiente. A divulgação das ações e projetos dos demais municípios é fundamental para que cada gestor possa levar a ideia para o seu município”, finaliza.
Programação repleta de boas práticas e conhecimento
O seminário teve às 09h30, com a entrega do Certificado do Amigo do Meio Ambiente do IMP e o lançamento Projeto Ave-Símbolo de Balneário Piçarras. Posteriormente, a Curadora Adjunta do Museu Oceanográfico Univali (MOVI), Bibiana da Conceição Lessa, apresentou o histórico do museu com a problemática do Plástico no Oceano.
Ainda na manhã, a professora Doutora Camila Burigo Marin falou sobre Impactos do Microplástico no Ambiente Marinho e a veterinária patologista Tiffany Emmerich realizou apresentação sobre o Impacto do Lixo nos Animais Marinhos.
Durante a tarde, a programação retomou às 13h30 com uma palestra sobre o Certificado Bandeira Azul como Instrumento no Combate ao Lixo Marinho, com a coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul e diretora técnica do Instituto Ambientes em Redes, Leana Bernadi. Também foi realizada a apresentação das ações Bandeira Azul dos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas e Penha.
O Engenheiro Ambiental da AMFRI, Leandro Freitas, apresentou a Campanha Mares Limpos da AMFRI e A construção dos Planos Municipais de Combate ao Lixo nos Rios e Mares. Por fim, técnicos municipais apresentaram as ações municipais para combate ao lixo nos rios e mar. (Campanha Mares Limpos).
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial