Entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro, representantes do Colegiado de Educação da AMFRI participaram do III Congresso Internacional – Um Novo Tempo na Educação. Representações de gestores da educação pública, privada e confessional de todo o país, participaram de importantes momentos de reflexões e debates sobre os desafios que a Educação precisa enfrentar a partir de 2023, no que se refere a oferta e o currículo da Educação Básica, além da necessária e urgente reordenação dos processos formativos continuados dos profissionais do magistério.
Destaques em todas as mesas de debate, foram as questões emocionais que permeiam toda a comunidade escolar, a necessidade de realmente implementar a Base Nacional Comum Curricular cuja determinação nacional definia que os sistemas de ensino o fizessem a partir de 2020 e, com os desafios impostos pela pandemia, identificaram-se vários contextos que impediram ou dificultaram que redes de ensino e escolas estivessem focadas no processo de alteração gradual das intervenções docentes para alcançar os direitos e objetivos de aprendizagem, registrados na BNCC para todas as etapas da escolarização básica.
Autoridades de renome internacional abordaram contextos, processos e possíveis encaminhamentos, a fim de que as redes de ensino se preparem ainda nesse semestre para que 2023, possa ser o ano letivo da efetiva implementação da base nacional que prevê, dentre outros aspectos que a equidade se efetive e que a escola, possa definitivamente, alcançar a qualidade de ensino prevista nas normas legais.
Foto: Instituto Casagrande
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial